Roteiro de atividade para Acompanhamento Remoto do 6º Ano -3ª semana de agosto


 Professora: Rosemeri

Disciplina: Língua Portuguesa


Nome dos alunos: 6º ano

Habilidades do Currículo Paulista: (EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (marcas linguísticas relacionadas à argumentação, à explicação ou ao relato de fatos);

(EF05LP22) Ler e compreender textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?) sobre tema de interesse dos estudantes, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero;



Reprise dia 29/07/2021



 Elementos que cabe ressaltá-los, nas cartas de solicitação e reclamação:

* Local e data;

* Identificação do destinatário – por se tratar de alguém cujo cargo ocupado requer um tratamento mais respeitoso, o uso do pronome de tratamento adequado se torna indispensável;

* Vocativo;

* Corpo do texto, seguido de argumentos que justifiquem o discurso manifestado;

* Expressão de despedida;

* Assinatura;

* Nome do remetente.

Atividade


POR QUE SALIVAMOS DIANTE DE UMA COMIDA APETITOSA?






A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que aciona as glândulas produtoras de saliva

   Isso acontece porque o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão.
   A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
  Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento clássico. Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro, prova de que havia sido criada, em seu cérebro, uma associação entre a campainha e a hora em que o alimento era servido.
   O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa. “Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”, afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP).

(https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-salivamos-diante-de-uma-comida-apetitosa/)


a) Que gênero textual é esse?

b) Qual o tema tratado no texto que acabamos de ler?

Nenhum comentário:

Postar um comentário