PROFESSORA: CELIA PEREIRA CAMARGO SILVA
GEOGRAFIA : 7 ANO A e B
SEMANA 08 A 11 DE JUNHO
TEMA: FORMAÇÃO SOCIECONÔMICA E TERRITORIAL DO BRASIL
HABILIDADE: (EF07GE02) Avaliar, a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
A ocupação e formação territorial brasileira foram fundamentadas pelos tratados territoriais e ciclos econômicos. Assim, a ocupação do território pelos colonos portugueses se estabeleceu com a exploração das terras (extração do pau-brasil) e com os núcleos de ocupação na faixa litorânea que, posteriormente, resultou na divisão do território em quinze capitanias hereditárias, inicialmente, utilizando a mão de obra indígena para seu projeto colonial. Esses formaram uma população de cerca de cinco milhões de habitantes e que se tornaram atores essenciais no processo de formação brasileira. Em meados dos séculos XVI e XVII passamos para o ciclo econômico do açúcar, baseado na economia escravista de agricultura tropical (escravos indígenas e africanos), com a finalidade de manter a economia da coroa portuguesa. Com o processo de decadência da produção de açúcar, Portugal iniciou a exploração de metais preciosos, ciclo de mineração, interiorizando a ocupação do território brasileiro. Um outro fator que merece destaque é o considerável aumento da produção pecuária do Sul do país, neste período do ciclo da mineração, com a utilização de animais de carga para escoamento de alimentos e transporte para áreas geograficamente acidentadas.
EXERCÍCIOS (Responda no seu caderno)
1) O que foi o Tratado de Tordesilhas e qual a importância que ele teve sobre a formação do território brasileiro?
2) Tendo lido o texto, quais foram os fatores econômicos que contribuíram para a ocupação e a expansão do território brasileiro?
Considerando os materiais apresentados nas atividades anteriores, qual destes fatores econômicos não foi mencionado?
3) Marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas:
( ) Os bandeirantes formavam grupos que partiam de são Paulo em direção ao interior do território.
( ) A primeira forma de exploração econômica no Brasil foi através dos materiais preciosos
( ) No século XIX, desenvolveu no território a produção de café.
( ) No século XVIII aconteceu a produção de cana-de-açúcar, junto com o pau-brasil.
4) Contribua nesta questão oferecendo uma característica que se associe com as atividades econômicas que iniciaram a ocupação do território brasileiro.
Observe o exemplo abaixo e faça os demais. Exemplo. início do século XVI:
Resposta: exploração econômica da cana-de açúcar.
b) A pecuária teve um papel decisivo ____________________________________________
c) A cana-de-açúcar foi _______________________________________________________
5) Associe as diferentes formas de exploração econômica e ocupação do território aos períodos em que ocorreram:
A) Século XVI -
B) Século XVII -
C) Século XVIII -
D) Século XIX -
Desenvolvia-se no território um conjunto de atividades econômicas importantes, como a produção de café, de cacau e de algodão, que fortaleceram o povoamento das terras.
Na Amazônia, houve avanço da ocupação por causa da produção de borracha. (Século _______)
Além da exploração do pau-brasil, a produção de cana-de-açúcar, principalmente no Nordeste, começou a ganhar importância. Nesse período, a ocupação se concentrava no litoral.
(Século _______)
A expansão da pecuária pelo território e a exploração de ouro e diamantes foram as principais atividades que favoreceram o domínio das terras a oeste.
(Século _______)
A expansão do povoamento acompanhou a produção de cana-de-açúcar em áreas do Sudeste.
A pecuária levou o povoamento em direção ao interior do território, e a busca pelas drogas do Sertão (guaraná, urucum, cravo, canela, salsa, entre outras) possibilitou o início da ocupação da Amazônia pelos portugueses. (Século _______).
6) Assinale a alternativa correta. As atividades de extração do pau-brasil e da monocultura da cana-de-açúcar ocorreram ao longo do litoral brasileiro por causa de:
A) Ocorrência desse tipo de vegetação na faixa litorânea, a coloração avermelhada da madeira, Condições climáticas e de solo, apropriadas, proximidade com o continente europeu.
B) Havia mão-de-obra contratada para realização desses trabalhos.
C) Não era lucrativo, e, portanto, não tendo o que fazer fizeram qualquer coisa.
D) Havia uma concorrência muito intensa com o açúcar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário