ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO
PROFESSOR: Abrahão
de Souza
DISCIPLINA Língua
portuguesa
ANO/SÉRIE: 8º
Ano
TURMA: A/B
Data: Semana de 03/05 - 07/05/2021
Material de apoio: “Aprender
Sempre”, volume 1, página: 33, 34 e 35(Sequência
de atividades 3) – Aula 2 e 3
Temas das aulas: -
ü AULA 2 - NOTÍCIA: REFLETINDO SOBRE O GÊNERO
TEXTUAL..
ü
AULA 3 –
CAUSANDO IMPACTO
Habilidade essencial: (EF07LP01) – Distinguir
diferentes propostas editoriais de forma a identificar os recursos utilizados
para impactar/chocar o leitor, que podem comprometer uma análise crítica da
notícia e do fato noticiado.
Habilidade de suporte: (EF07LP14) –
Identificar, em textos de diferentes gêneros, os efeitos de sentidos provocados
pelo uso de estratégias de modalização e argumentatividade.
Objetivos das aulas:
Ø Reconhecer os elementos constitutivos da
notícia;
Ø
Identificar as principais características do gênero textual
notícia.
Ø
Analisar os recursos utilizados para impactar/chocar o
leitor;
Ø
Identificar, em
textos de diferentes gêneros, os efeitos de sentido provocados pelo uso de
estratégias de
modalização e argumentatividade.
Devolutiva: Realize as atividades propostas na página acima citadas
tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)
ATIVIDADES
AULA 2 - NOTÍCIA: REFLETINDO SOBRE O GÊNERO
TEXTUAL...
1. Pesquisando e aprendendo.
Acesse o link: https://www.jornaljoca.com.br/museu-do-ipiranga-libera-visita-virtual-com-obras-sobre-a independência-do-brasil/
e leia a notícia selecionada
. Na sequência procure responder as questões
que seguem
a. Como
a notícia está articulada no que se refere aos elementos que a compõem?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b. Quais as
informações mais importantes apresentadas pela notícia? Em que parte da notícia
elas se
concentram?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c. Com base nas
informações apresentadas pela notícia, exponha o seu posicionamento em relação
ao
fato noticiado.
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
AULA 3 - CAUSANDO
IMPACTO
1.
Leia atentamente os trechos da reportagem que segue e
responda as questões a seguir
Pandemia deve
aumentar a produção de lixo plástico
Por causa da pandemia do novo coronavírus, as pessoas
estão usando mais materiais descartáveis como
luvas plásticas, máscaras faciais e visores (uma espécie
de máscara transparente utilizada para cobrir o
rosto inteiro), o que leva ao aumento da quantidade de
lixo plástico gerada pelo mundo. (...)
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de
Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe),
a pandemia deve causar um aumento entre 15% e 25% do
lixo nas residências do país. Nos hospitais o
número pode ser ainda maior: estima-se um crescimento de
10 a 20 vezes. (...)
Apesar de diversas cooperativas estarem fechadas,
separar os materiais recicláveis continua sendo
essencial para que eles não acabem nas ruas e oceanos,
por exemplo
a.
O que causa impacto no leitor ao tomar conhecimento
acerca do assunto da reportagem?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b.
Quais os modalizadores presentes no fragmento da
reportagem?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c.
Retire frases do texto em análise e reescreva-as, inserindo
modalizadores que expressem certeza,
incerteza e afetividade
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário