Semana 1, Segundo bimestre, Língua portuguesa

 

ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO

PROFESSOR: Abrahão de Souza

DISCIPLINA Língua portuguesa

ANO/SÉRIE: 8º Ano   

TURMA: A/B

Data:  Semana de 03/05 - 07/05/2021

Material de apoio: “Aprender Sempre”, volume 1, página:  33, 34 e 35(Sequência de atividades 3) – Aula 2 e 3

Temas das aulas: -

ü  AULA 2 - NOTÍCIA: REFLETINDO SOBRE O GÊNERO TEXTUAL..

ü  AULA 3 – CAUSANDO IMPACTO

Habilidade essencial: (EF07LP01) – Distinguir diferentes propostas editoriais de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor, que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.

Habilidade de suporte: (EF07LP14) – Identificar, em textos de diferentes gêneros, os efeitos de sentidos provocados pelo uso de estratégias de modalização e argumentatividade.

Objetivos das aulas:

Ø   Reconhecer os elementos constitutivos da notícia;

Ø  Identificar as principais características do gênero textual notícia.

Ø  Analisar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor;

Ø   Identificar, em textos de diferentes gêneros, os efeitos de sentido provocados pelo uso de estratégias de

modalização e argumentatividade.

Devolutiva: Realize as atividades propostas na página acima citadas tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)


ATIVIDADES

AULA 2 - NOTÍCIA: REFLETINDO SOBRE O GÊNERO TEXTUAL...

1. Pesquisando e aprendendo.

Acesse o link: https://www.jornaljoca.com.br/museu-do-ipiranga-libera-visita-virtual-com-obras-sobre-a independência-do-brasil/ e leia a notícia selecionada

. Na sequência procure responder as questões que seguem

a.       Como a notícia está articulada no que se refere aos elementos que a compõem?

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

b. Quais as informações mais importantes apresentadas pela notícia? Em que parte da notícia elas se

concentram?

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

c. Com base nas informações apresentadas pela notícia, exponha o seu posicionamento em relação ao

fato noticiado.

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

AULA 3 - CAUSANDO IMPACTO

 

1.       Leia atentamente os trechos da reportagem que segue e responda as questões a seguir

 

Pandemia deve aumentar a produção de lixo plástico

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão usando mais materiais descartáveis como

luvas plásticas, máscaras faciais e visores (uma espécie de máscara transparente utilizada para cobrir o

rosto inteiro), o que leva ao aumento da quantidade de lixo plástico gerada pelo mundo. (...)

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe),

a pandemia deve causar um aumento entre 15% e 25% do lixo nas residências do país. Nos hospitais o

número pode ser ainda maior: estima-se um crescimento de 10 a 20 vezes. (...)

Apesar de diversas cooperativas estarem fechadas, separar os materiais recicláveis continua sendo

essencial para que eles não acabem nas ruas e oceanos, por exemplo

 

a.       O que causa impacto no leitor ao tomar conhecimento acerca do assunto da reportagem?

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

b.       Quais os modalizadores presentes no fragmento da reportagem?

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

c.  Retire frases do texto em análise e reescreva-as, inserindo modalizadores que expressem certeza,

incerteza e afetividade

....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

 

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário