ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO
REMOTO
PROFESSOR: Abrahão de Souza
DISCIPLINA Língua portuguesa
ANO/SÉRIE: 9º Ano
TURMA: A/B
Data: Semana de 03 - 07/05/2021
Material de apoio: “Aprender Sempre”, volume 1, páginas: 37, 38 e
39 (Sequência de atividades 3)
Tema da aula:
AULA 3 –
CARACTERÍSTICAS DAS FAKE NEWS
Habilidades
essenciais:
ü
(EF09LP01A) Analisar o fenômeno da
disseminação de notícias falsas nas redes sociais
ü
(EF09LP01B) Desenvolver estratégias para reconhecimento
de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data,
local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta à
sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatos
Habilidades de
suporte:
ü
(EF69LP32) Selecionar informações e dados
relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a
qualidade e a
utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor,
as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas
digitais em quadros, tabelas ou gráficos.
Objetivo da aula:
Ø Identificar e reconhecer tipos de notícias
falsas.
Devolutiva: Realize as atividades propostas nas páginas acima citadas,
tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)
ATIVIDADES
1 - Para
refletir...
Para você, qual é a notícia verdadeira?
Justifique oralmente sua resposta.
2.
Leia o texto e, em seguida, responda às questões.
Por que notícias falsas são feitas?
Há diversos fatores para a criação de notícias falsas.
Alguns deles são a descrença na imprensa e a
utilização das fake news como um negócio, para atingir
objetivos de interesse próprio. Em estudos sobre
os motivos pelos quais são feitas as fake news, chegou-se
ao seguinte resultado: os motivos podem ser
um jornalismo malfeito; paródias, provocações ou intenção
de “pregar peças”; paixão; partidarismo;
lucro; influência política e propaganda.
Quanto ao lucro, por exemplo, os estudos se referem às
notícias falsas terem se tornado um negócio. Há
realmente quem lucre com esse advento, com ferramentas de
propaganda gratuitas e com as manchetes
chamadas de “iscas de clique”. Foi o caso de um brasileiro
que chegou a fazer 100 mil reais mensais de
lucro com sites de notícias falsas, segundo um mapeamento
da Folha de São Paulo.
A respeito da veiculação desses conteúdos, podemos dizer
que eles são disseminados principalmente
pela internet, por meio de redes sociais, portais falsos de
notícias e grupos de aplicativos de mensagens,
amplificados até por jornalistas que passam informações
truncadas às pessoas. Outras notícias falsas são
disseminadas por grupos diversos – de política, de
religião, de crenças variadas – que fazem comunidades,
páginas de Facebook e sites para compartilhar suas crenças
e (des)informar as pessoas de acordo com
sua fé. Existem também outras maneiras mais sofisticadas,
em que há uso de robôs e mecanismos da
internet próprios para disseminar conteúdos falsos.
No contexto em que as pessoas vivem num mundo da
pós-verdade, um estudo desenvolvido pela
pesquisadora Claire Wardle (2017)6
alerta para sete tipos de notícias falsas:
1. Sátira ou paródia: sem intenção de causar mal, mas com
potencial para enganar;
2. Conteúdo enganoso: uso enganoso de uma informação para
usá-la contra um assunto ou uma
pessoa;
3.
Conteúdo impostor: quando fontes (pessoas, instituições, entidades) têm seus
nomes usados para
divulgação
de ideias que não são suas.
5. Conexão falsa: quando manchetes, imagens ou legendas não
suportam o conteúdo;
6. Contexto falso: quando o conteúdo verdadeiro é
compartilhado com informação contextual falsa;
7.
Conteúdo manipulado: quando informação ou imagens verdadeiras são manipuladas
para enganar.
a.
Segundo o texto, o que motiva a criação de notícias
falsas? Aponte-os.
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b.
Cite formas em que as notícias falsas são veiculada.
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c.
Vocês conhecem sites ou páginas de redes sociais
especializados em disseminar fake news?
Que conteúdos geralmente são apresentados
nesses espaços de circulação?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
d. Em agosto de 2020 duas
notícias circularam na internet sobre o mesmo tema: uma pesquisa desenvolvida
pela USP
. A Notícia A, em poucos dias,
foi compartilhada por muitas pessoas nas redes sociais. Dias depois,
a Notícia B, circulou na internet
alertando as pessoas que o conteúdo da Notícia A era falsa.
Em relação aos tipos de notícias
falsas que você estudou, quais foram as estratégias utilizadas para a
construção
da Notícia A?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário