Semana 1- 2º bimestre - Língua portuguesa

 

ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO

PROFESSOR: Abrahão de Souza

DISCIPLINA Língua portuguesa

ANO/SÉRIE: 9º Ano   

TURMA: A/B

Data:  Semana de 03 - 07/05/2021

Material de apoio: “Aprender Sempre”, volume 1, páginas: 37, 38 e 39 (Sequência de atividades 3)

Tema da aula:

AULA 3 – CARACTERÍSTICAS DAS FAKE NEWS

Habilidades essenciais:

ü  (EF09LP01A) Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais

ü  (EF09LP01B) Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta à sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatos

Habilidades de suporte:

ü  (EF69LP32) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a

qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais em quadros, tabelas ou gráficos.

Objetivo da aula:

Ø  Identificar e reconhecer tipos de notícias falsas.

 

Devolutiva: Realize as atividades propostas nas páginas acima citadas, tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)

ATIVIDADES

1 - Para refletir...



Para você, qual é a notícia verdadeira? Justifique oralmente sua resposta.

 

2. Leia o texto e, em seguida, responda às questões.

 

Por que notícias falsas são feitas?

Há diversos fatores para a criação de notícias falsas. Alguns deles são a descrença na imprensa e a

utilização das fake news como um negócio, para atingir objetivos de interesse próprio. Em estudos sobre

os motivos pelos quais são feitas as fake news, chegou-se ao seguinte resultado: os motivos podem ser

um jornalismo malfeito; paródias, provocações ou intenção de “pregar peças”; paixão; partidarismo;

lucro; influência política e propaganda.

Quanto ao lucro, por exemplo, os estudos se referem às notícias falsas terem se tornado um negócio. Há

realmente quem lucre com esse advento, com ferramentas de propaganda gratuitas e com as manchetes

chamadas de “iscas de clique”. Foi o caso de um brasileiro que chegou a fazer 100 mil reais mensais de

lucro com sites de notícias falsas, segundo um mapeamento da Folha de São Paulo.

A respeito da veiculação desses conteúdos, podemos dizer que eles são disseminados principalmente

pela internet, por meio de redes sociais, portais falsos de notícias e grupos de aplicativos de mensagens,

amplificados até por jornalistas que passam informações truncadas às pessoas. Outras notícias falsas são

disseminadas por grupos diversos – de política, de religião, de crenças variadas – que fazem comunidades,

páginas de Facebook e sites para compartilhar suas crenças e (des)informar as pessoas de acordo com

sua fé. Existem também outras maneiras mais sofisticadas, em que há uso de robôs e mecanismos da

internet próprios para disseminar conteúdos falsos.

No contexto em que as pessoas vivem num mundo da pós-verdade, um estudo desenvolvido pela

pesquisadora Claire Wardle (2017)6

alerta para sete tipos de notícias falsas:

1. Sátira ou paródia: sem intenção de causar mal, mas com potencial para enganar;

2. Conteúdo enganoso: uso enganoso de uma informação para usá-la contra um assunto ou uma

pessoa;

3. Conteúdo impostor: quando fontes (pessoas, instituições, entidades) têm seus nomes usados para

divulgação de ideias que não são suas.

5. Conexão falsa: quando manchetes, imagens ou legendas não suportam o conteúdo;

6. Contexto falso: quando o conteúdo verdadeiro é compartilhado com informação contextual falsa;

7. Conteúdo manipulado: quando informação ou imagens verdadeiras são manipuladas para enganar.

 

a.       Segundo o texto, o que motiva a criação de notícias falsas? Aponte-os.

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

b.       Cite formas em que as notícias falsas são veiculada.

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

c.       Vocês conhecem sites ou páginas de redes sociais especializados em disseminar fake news?

 Que conteúdos geralmente são apresentados nesses espaços de circulação?

......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

d. Em agosto de 2020 duas notícias circularam na internet sobre o mesmo tema: uma pesquisa desenvolvida

pela USP

. A Notícia A, em poucos dias, foi compartilhada por muitas pessoas nas redes sociais. Dias depois,

a Notícia B, circulou na internet alertando as pessoas que o conteúdo da Notícia A era falsa.



Em relação aos tipos de notícias falsas que você estudou, quais foram as estratégias utilizadas para a construção

da Notícia A?

.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário