ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO
PROFESSOR: Abrahão
de Souza
DISCIPLINA Língua
portuguesa
ANO/SÉRIE: 9º
Ano
TURMA: A/B
Data: Semana de 12-16/04/2021
Material de apoio: “Aprender
Sempre”, volume 1, páginas: 25 e 26 (Sequência de atividades 2) Aula 4
Tema da aula: Textos
biográficos: “Eu” ou “Ele”?
Habilidades:
Objetivo da aula: Reconhecer
a função social do texto
biográfico, identificando as pessoas do discurso em biografias e
autobiografias.
Devolutiva: Realize as atividades propostas nas páginas acima citadas,
tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)
ATIVIDADES
O
gênero textual biografia tem por objetivo relatar fatos de vida
de uma pessoa ou de si mesmo. A palavra
biografia
vem do latim, que tem o seguinte significado: bio (vida) e graphós (escrita).
Portanto, biografia quer
dizer
escrita sobre a vida. Geralmente, escritores, políticos, poetas, artistas,
pessoas que se destacaram
ou
se destacam em qualquer atividade fazem biografias, o que não impede que uma
pessoa desconhecida
possa
ter a sua.
Neste
gênero são apresentados os acontecimentos em ordem cronológica, por exemplo:
a) a data de
nascimento;
b) principais feitos; c) principais obras; d) curiosidades; d) morte, se a
pessoa for falecida.
O
texto biográfico pode ser classificado de acordo com o foco em que as ações são
apresentadas pelo
enunciador,
podendo ser em primeira (quando diz respeito a si) ou terceira pessoa (quando
faz referência
a
outra pessoa).
•
Biografia: relato de vida de uma pessoa. Parte de um estudo documental, onde se
pesquisa a vida e a
época
dessa pessoa. Nesse caso, é escrito em 3ª pessoa.
•
Autobiografia: o autor fala de si mesmo, por isso é escrito em 1ª
pessoa. Ele relata acontecimentos
marcantes de sua
vida ou enfoca em uma experiência específica.
2. Leia os textos 1 e 2 e responda às
questões
Texto 1
Eu sou Afonso Henriques de Lima
Barreto. Tenho vinte e dois anos. Sou filho legítimo de João Henriques de
Lima Barreto. Fui aluno da Escola
Politécnica. No futuro, escreverei a História da Escravidão Negra no Brasil e
sua influência na nossa nacionalidade.
Texto 2
Maria Madelena Antunes de Oliveira
nasceu no dia 25 de maio de 1880, no engenho Oiteiro, município de
Ceará-Mirim; é filha do coronel José
Antunes de Oliveira e Joana Soares de Oliveira. Ela se casou com Olympio
Varela Pereira, passou a assinar Maria
Madalena Antunes Pereira, tornando-se, a partir de 1958, mais conhecida
como a Sinhá-Moça do Oiteiro. [...]
Para os que conheceram a escritora,
Madalena Antunes era uma criança alegre, virtuosa, cheia de amor pela
família, pelos irmãos Juvenal Antunes
de Oliveira, que foi poeta, Etelvina Antunes de Lemos, também poeta e
Ezequiel Antunes de Oliveira. [...]
Do engenho Oiteiro, Madalena Antunes
mudou-se com a família para Natal. Já pela época escrevia seus
manuscritos no palco do velho terraço
da casa da avenida Hermes da Fonseca, 700, a título de fuga de seus
momentos de solidão. [...]. Madalena
Antunes morreu em 11 de junho de 1959, na mesma casa onde veio morar
em Natal.
Tarcísio Gurgel
Os fragmentos 1 e 2 são exemplos de textos biográficos: um deles é uma biografia, o outro é uma autobiografia. No quadro a seguir, identifique-os e apresente as características de cada um deles.
a.
No texto 1, várias orações têm o “eu” como sujeito,
fazendo referência a Lima Barreto. No texto 2, “Madalena Antunes” – ela é o
sujeito de várias orações. No quadro abaixo, escreva os predicados desses sujeitos,
ou seja, o que se diz sobre eles.
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