Semana 8 - Língua portuguesa

 

ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO

PROFESSOR: Abrahão de Souza

DISCIPLINA Língua portuguesa

ANO/SÉRIE: 9º Ano   

TURMA: A/B

Data:  Semana de 12-16/04/2021

Material de apoio: “Aprender Sempre”, volume 1, páginas: 25 e 26 (Sequência de atividades 2) Aula 4

Tema da aula: Textos biográficos: “Eu” ou “Ele”?

Habilidades:

Objetivo da aula: Reconhecer a função social do texto biográfico, identificando as pessoas do discurso em biografias e autobiografias.

Devolutiva: Realize as atividades propostas nas páginas acima citadas, tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)

ATIVIDADES

O gênero textual biografia tem por objetivo relatar fatos de vida de uma pessoa ou de si mesmo. A palavra

biografia vem do latim, que tem o seguinte significado: bio (vida) e graphós (escrita). Portanto, biografia quer

dizer escrita sobre a vida. Geralmente, escritores, políticos, poetas, artistas, pessoas que se destacaram

ou se destacam em qualquer atividade fazem biografias, o que não impede que uma pessoa desconhecida

possa ter a sua.

Neste gênero são apresentados os acontecimentos em ordem cronológica, por exemplo: a) a data de

nascimento; b) principais feitos; c) principais obras; d) curiosidades; d) morte, se a pessoa for falecida.

O texto biográfico pode ser classificado de acordo com o foco em que as ações são apresentadas pelo

enunciador, podendo ser em primeira (quando diz respeito a si) ou terceira pessoa (quando faz referência

a outra pessoa).

• Biografia: relato de vida de uma pessoa. Parte de um estudo documental, onde se pesquisa a vida e a

época dessa pessoa. Nesse caso, é escrito em 3ª pessoa.

• Autobiografia: o autor fala de si mesmo, por isso é escrito em 1ª pessoa. Ele relata acontecimentos

marcantes de sua vida ou enfoca em uma experiência específica.

2. Leia os textos 1 e 2 e responda às questões

Texto 1

Eu sou Afonso Henriques de Lima Barreto. Tenho vinte e dois anos. Sou filho legítimo de João Henriques de

Lima Barreto. Fui aluno da Escola Politécnica. No futuro, escreverei a História da Escravidão Negra no Brasil e

sua influência na nossa nacionalidade.

Texto 2

Maria Madelena Antunes de Oliveira nasceu no dia 25 de maio de 1880, no engenho Oiteiro, município de

Ceará-Mirim; é filha do coronel José Antunes de Oliveira e Joana Soares de Oliveira. Ela se casou com Olympio

Varela Pereira, passou a assinar Maria Madalena Antunes Pereira, tornando-se, a partir de 1958, mais conhecida

como a Sinhá-Moça do Oiteiro. [...]

Para os que conheceram a escritora, Madalena Antunes era uma criança alegre, virtuosa, cheia de amor pela

família, pelos irmãos Juvenal Antunes de Oliveira, que foi poeta, Etelvina Antunes de Lemos, também poeta e

Ezequiel Antunes de Oliveira. [...]

Do engenho Oiteiro, Madalena Antunes mudou-se com a família para Natal. Já pela época escrevia seus

manuscritos no palco do velho terraço da casa da avenida Hermes da Fonseca, 700, a título de fuga de seus

momentos de solidão. [...]. Madalena Antunes morreu em 11 de junho de 1959, na mesma casa onde veio morar

em Natal.

Tarcísio Gurgel

Os fragmentos 1 e 2 são exemplos de textos biográficos: um deles é uma biografia, o outro é uma autobiografia. No quadro a seguir, identifique-os e apresente as características de cada um deles.



a.       No texto 1, várias orações têm o “eu” como sujeito, fazendo referência a Lima Barreto. No texto 2, “Madalena Antunes” – ela é o sujeito de várias orações. No quadro abaixo, escreva os predicados desses sujeitos, ou seja, o que se diz sobre eles.





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