Semana 8 - Língua portuguesa

 

ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO

PROFESSOR: Abrahão de Souza

DISCIPLINA Língua portuguesa

ANO/SÉRIE: 8º Ano   

TURMA: A/B

Data:  Semana de 12/04 - 16/04/2021

Material de apoio: “Aprender Sempre”, volume 1, página: 22 à 24 (Sequência de atividades 2) – Aula 6

Tema da aula: Realizando uma exposição oral

Habilidades:

Objetivos da aula:

- Conhecer o gênero textual Seminário.

- Desenvolver a oralidade por meio de exposição e justificativa de pontos de vista a respeito de questões relacionadas a assuntos atuais da sociedade;

- Participar de um seminário como meio de apropriar-se do gênero textual;

- Levar os estudantes a preparar e apresentar um seminário on line.

Devolutiva: Realize as atividades propostas na página acima citadas tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)

ATIVIDADES

Aula 6 – Realizando uma exposição oral – Seminário

O seminário é um gênero textual oral público que visa expor um assunto, como o texto de divulgação científica,

o relatório, o verbete de enciclopédia, o texto didático. Comum na esfera escolar, acadêmica e profissional, o

seminário pode ser realizado individualmente ou em grupo. Seu papel é transmitir conhecimentos específicos,

técnicos ou científicos, a respeito de um assunto relacionado a determinada área.

Produzindo seu texto – Seminário

Primeiro passo: Escolha um dos assuntos abaixo:

1. Queimadas na região centro-oeste do Brasil.

2. Pandemia da Covid-19.

3. Saúde coletiva.

4. Ética.

5. Família.

6. Preservação do meio ambiente.

7. Tecnologia na formação dos jovens

Segundo passo: Faça pesquisa sobre o assunto escolhido;

Terceiro passo: Elabore uma síntese (resumo) sobre o assunto escolhido;

Quarto passo: grave um vídeo abordando (falando) sobre o assunto;

Quinto passo: envie o vídeo para o professor.

Dicas:

ü  Sequência e andamento da exposição: tomada da palavra: cumprimentos (apresentar-se), apresentação do tema (do que irá falar), exposição do tema (falar sobre o assunto);

ü  Postura do apresentador: posição, voz, tom e ritmo, textos de apoio (roteiro e slides)

ü  Uso da linguagem: evitar a linguagem informal e priorizar a linguagem formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário