ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO
PROFESSOR: Abrahão
de Souza
DISCIPLINA Língua
portuguesa
ANO/SÉRIE: 8º
Ano
TURMA: A/B
Data: Semana de 12/04 - 16/04/2021
Material de apoio: “Aprender
Sempre”, volume 1, página: 22 à 24 (Sequência de atividades 2) – Aula 6
Tema da aula: Realizando uma exposição oral
Habilidades:
Objetivos da aula:
- Conhecer o gênero textual Seminário.
- Desenvolver a oralidade por meio de exposição
e justificativa de pontos de vista a respeito de questões relacionadas a
assuntos atuais da sociedade;
- Participar de um seminário como meio de apropriar-se do gênero textual;
- Levar os estudantes a preparar e apresentar um seminário on line.
Devolutiva: Realize as atividades propostas na página acima citadas
tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)
ATIVIDADES
Aula 6 – Realizando uma exposição oral – Seminário
O seminário é um gênero textual oral público que visa expor um assunto, como o texto de divulgação
científica,
o relatório, o verbete de enciclopédia, o texto
didático. Comum na
esfera escolar, acadêmica e profissional, o
seminário pode ser realizado individualmente ou em
grupo. Seu papel é transmitir conhecimentos específicos,
técnicos ou científicos, a respeito de um
assunto
relacionado a determinada área.
Produzindo seu texto – Seminário
Primeiro passo: Escolha um dos assuntos abaixo:
1. Queimadas na região centro-oeste do Brasil.
2. Pandemia da Covid-19.
3. Saúde coletiva.
4. Ética.
5. Família.
6. Preservação do meio ambiente.
7. Tecnologia na formação dos jovens
Segundo passo: Faça pesquisa sobre o assunto escolhido;
Terceiro passo: Elabore uma síntese (resumo) sobre o assunto
escolhido;
Quarto passo: grave um vídeo abordando (falando) sobre o
assunto;
Quinto passo: envie o vídeo para o professor.
Dicas:
ü
Sequência e andamento da exposição:
tomada da palavra: cumprimentos (apresentar-se), apresentação do tema (do que
irá falar), exposição do tema (falar sobre o assunto);
ü
Postura do apresentador: posição, voz,
tom e ritmo, textos de apoio (roteiro e slides)
ü
Uso da linguagem: evitar a linguagem
informal e priorizar a linguagem formal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário