Semana 7 - Língua portuguesa

 

ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO

PROFESSOR: Abrahão de Souza

DISCIPLINA Língua portuguesa

ANO/SÉRIE: 9º Ano   

TURMA: A/B

Data:  Semana de 05-09/04/2021

Material de apoio: “Apreender Sempre”, volume 1, páginas: 23 e 24 (Sequência de atividades 2)

Tema da aula: (aula 2) O que falar dos “Sujeitos”? – Parte II

Habilidades: (EF08LP06) –Identificar, em textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

(EF07LP06C) – Empregar adequadamente regras de concordância verbal em situações comunicativas (escrita ou oral).

Objetivo da aula: Identificar e reconhecer verbos que necessitam de complementação direta ou indireta para construir

sentido.

Devolutiva: Realize as atividades propostas nas páginas acima citadas, tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)

ATIVIDADES

Estudando a língua!

Verbo intransitivo: é aquele que expressa sentido completo, portanto dispensa um complemento. Exemplo: As camponesas sorriam.

Verbo transitivo: é aquele que precisa de complemento para completar o sentido na oração. Eles podem ser diretos ou indiretos.

Transitivo direto: o complemento liga-se ao verbo de forma direta, sem necessidade de proposição. Ex: As camponesas pegaram as flores.

Transitivo indireto: o complemento liga-se ao verbo de forma indireta, com necessidade de preposição. Ex: As camponesas necessitam de materiais adequados para o trabalho.

 

2. Os verbos destacados precisam de complementação de forma direta ou indireta, ou seja, eles são transitivos diretos e indiretos. Identifique a transitividade desses verbos, conforme legenda a seguir, indicando os respectivos complementos.

ü  Verbo transitivo Direto (VTD)

ü  Verbo Transitivo Indireto (VTI)

 

a.       Guardo com devoção a lembrança do meu primeiro dia de escola.

.................................................................................................................................................................................................

b.       A folhinha pregada à parede da vasta sala de jantar marcava 25 de maio de 1887, dia do meu aniversário.

.................................................................................................................................................................................................    

c.       As crianças, à hora do terço, levavam arcos de boninas enfiadas em palitos de coqueiro.

 

d.       Apertava as rosas ao peito.

 

e.       Maltratava os cravos, lânguidos e sedosos.

f. E os pobres cravos rolavam pelo chão, alvos e crespos, como cálices sem pé, derramando odores”

 

3. Observe as orações que foram extraídas do texto explorado na aula anterior. Pelo contexto, indique se

os verbos necessitam de complemento e a sua transitividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário