ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO
PROFESSOR: Abrahão
de Souza
DISCIPLINA Língua
portuguesa
ANO/SÉRIE: 9º
Ano
TURMA: A/B
Data: Semana de 05-09/04/2021
Material de apoio: “Apreender
Sempre”, volume 1, páginas: 23 e 24 (Sequência de atividades 2)
Tema da aula: (aula
2) O que falar dos “Sujeitos”? –
Parte II
Habilidades: (EF08LP06) –Identificar, em
textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus
modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).
(EF07LP06C) – Empregar adequadamente regras de
concordância verbal em situações comunicativas (escrita ou oral).
Objetivo da aula: Identificar
e reconhecer verbos que necessitam de complementação direta ou indireta para
construir
sentido.
Devolutiva: Realize as atividades propostas nas páginas acima citadas,
tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)
ATIVIDADES
Estudando a língua!
Verbo
intransitivo: é aquele que expressa sentido completo, portanto dispensa
um complemento. Exemplo: As camponesas sorriam.
Verbo transitivo: é aquele
que precisa de complemento para completar o sentido na oração. Eles
podem ser diretos ou indiretos.
Transitivo direto: o
complemento liga-se ao verbo de forma direta, sem necessidade de proposição.
Ex: As camponesas pegaram as flores.
Transitivo
indireto: o complemento liga-se ao verbo de forma indireta, com
necessidade de preposição. Ex: As camponesas necessitam de materiais
adequados para o trabalho.
2. Os verbos destacados precisam
de complementação de forma direta ou indireta, ou seja, eles são transitivos
diretos e indiretos. Identifique a transitividade desses
verbos, conforme legenda a seguir, indicando os respectivos complementos.
ü Verbo
transitivo Direto (VTD)
ü Verbo
Transitivo Indireto (VTI)
a. Guardo
com devoção a lembrança do meu primeiro dia de escola.
.................................................................................................................................................................................................
b. A
folhinha pregada à parede da vasta sala de jantar marcava 25 de maio de
1887, dia do meu aniversário.
.................................................................................................................................................................................................
c. As
crianças, à hora do terço, levavam arcos de boninas enfiadas em palitos
de coqueiro.
d. Apertava
as rosas ao peito.
e. Maltratava
os cravos, lânguidos e sedosos.
f. E os pobres cravos rolavam pelo
chão, alvos e crespos, como cálices sem pé, derramando odores”
3. Observe as
orações que foram extraídas do texto explorado na aula anterior.
Pelo contexto, indique se
os verbos necessitam
de complemento e a sua transitividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário