ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO
PROFESSOR: Abrahão
de Souza
DISCIPLINA Língua
portuguesa
ANO/SÉRIE: 8º
Ano
TURMA: A/B
Data: Semana de 29/03 - 02/04/2021
Material de apoio: “Apreender
Sempre”, volume 1, páginas: 19 e 20 (Sequência de atividades 2)
Tema da aula: Anotação:
Resumo de leitura de obra infantojuvenil (aula 3)
Habilidades: (EF67LP22) Produzir
resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de
paráfrases e citações.
Objetivos da aula:
- Ler a história do livro “O pequeno Príncipe”, de
Antoine de Saint-Exupéry
- Identificar
as ideias centrais da obra “O pequeno Príncipe”
-
Organizar, textualmente, o resumo da obra “O pequeno Príncipe”
Devolutiva: Realize as atividades propostas nas páginas acima citadas,
tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)
ATIVIDADES
1. Compreendendo o livro “O Pequeno Príncipe”.
Sobre a obra “O Pequeno Príncipe”, responda às questões a
seguir.
a. Que mensagem o livro nos passa?
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b. E você, o que
mais valoriza em uma pessoa? E por quê?
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c. Que fato ou
acontecimento lhe chama mais a atenção na obra “O Pequeno Príncipe”?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2. Sobre as personagens deste livro, escolha
três e apresente suas principais características.
- Personagem 1:
...................................................................................................................................................................
- Personagem 2:
...................................................................................................................................................................
- Personagem
3:
...................................................................................................................................................................
3. Com base nas frases a seguir, retiradas do texto
literário em estudo, identifique e descreva a ideia que
cada uma representa.
Frase 1: “O essencial é invisível aos olhos e só pode
ver com o coração”.
.................................................................................................................................................................................................
Frase 2: “Tu te tornas eternamente responsável por
aquilo que cativas”.
.................................................................................................................................................................................................
4. Ao sugerir a leitura desse livro para outro colega, que
argumentos você utilizaria para convencê-lo a
lê-lo?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5. Produção textual: resumo
Depois da leitura do livro “O Pequeno Príncipe”, produza, no
caderno, o resumo da obra analisada,
destacando os principais pontos observados por você.
Vamos praticar mais um pouco! Que tal, após a leitura do
trecho do livro “O Pequeno Príncipe”, realizar uma
produção textual em forma de história em quadrinhos? É a
oportunidade de ressignificar a obra por meio da
arte, do desenho. Então, vamos lá, use a sua imaginação e
explore os seus dons artísticos e, se quiser, pode
construir as falas das personagens a partir dos discursos
direto e/ou indireto.
“Era
vaidosa... E eis que uma bela manhã, justamente a hora do sol nascer,
havia-se, afinal, mostrado. E ela, que se
prepara com tanto esmero, disse bocejando: - Ah, acabei de despertar...
Desculpa... Estou ainda toda
despenteada... O principezinho, então, não pode conter o seu espanto: - Como
és bonita!” |
|
|
|
|
|
As falas são indicadas pelos travessões (textos
narrativos) ou pelas aspas (textos jornalísticos). São acompanhadas dos
verbos dicendi, ou verbos de elocução, (“disse/falou”)que podem vir antes ou depois
das falas. Esse modo de discurso faz o leitor ter a sensação de maior
proximidade com as personagens. Nas HQs o discurso direto se faz através do uso
de balões.
No discurso indireto
As falas das personagens são expostas pelo narrador,
ou seja, ele reproduz a fala das personagens, de modo que se perceba um
distanciamento maior delas. Nesse modo de discurso, é importante observar a combinação
de tempos e modos verbais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário