Semana 6 - Língua portuguesa

 

ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO

PROFESSOR: Abrahão de Souza

DISCIPLINA Língua portuguesa

ANO/SÉRIE: 8º Ano   

TURMA: A/B

Data:  Semana de 29/03 - 02/04/2021

Material de apoio: “Apreender Sempre”, volume 1, páginas: 19 e 20 (Sequência de atividades 2)

Tema da aula: Anotação: Resumo de leitura de obra infantojuvenil (aula 3)

Habilidades: (EF67LP22) Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.

Objetivos da aula:

- Ler a história do livro “O pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry

- Identificar as ideias centrais da obra “O pequeno Príncipe”

- Organizar, textualmente, o resumo da obra “O pequeno Príncipe”

Devolutiva: Realize as atividades propostas nas páginas acima citadas, tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)

ATIVIDADES

1.       Compreendendo o livro “O Pequeno Príncipe”.

 

Sobre a obra “O Pequeno Príncipe”, responda às questões a seguir.

a. Que mensagem o livro nos passa?

................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

b. E você, o que mais valoriza em uma pessoa? E por quê?

...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

c. Que fato ou acontecimento lhe chama mais a atenção na obra “O Pequeno Príncipe”?

.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2.       Sobre as personagens deste livro, escolha três e apresente suas principais características.

 

- Personagem 1: ...................................................................................................................................................................

- Personagem 2:

...................................................................................................................................................................

           - Personagem 3:

           ...................................................................................................................................................................

3. Com base nas frases a seguir, retiradas do texto literário em estudo, identifique e descreva a ideia que

cada uma representa.

Frase 1: “O essencial é invisível aos olhos e só pode ver com o coração”.

.................................................................................................................................................................................................

Frase 2: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

.................................................................................................................................................................................................

4. Ao sugerir a leitura desse livro para outro colega, que argumentos você utilizaria para convencê-lo a

lê-lo?

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5. Produção textual: resumo

Depois da leitura do livro “O Pequeno Príncipe”, produza, no caderno, o resumo da obra analisada,

destacando os principais pontos observados por você.

Vamos praticar mais um pouco! Que tal, após a leitura do trecho do livro “O Pequeno Príncipe”, realizar uma

produção textual em forma de história em quadrinhos? É a oportunidade de ressignificar a obra por meio da

arte, do desenho. Então, vamos lá, use a sua imaginação e explore os seus dons artísticos e, se quiser, pode

construir as falas das personagens a partir dos discursos direto e/ou indireto.

“Era vaidosa... E eis que uma bela manhã, justamente a hora do sol nascer, havia-se, afinal, mostrado. E

ela, que se prepara com tanto esmero, disse bocejando: - Ah, acabei de despertar... Desculpa... Estou

ainda toda despenteada... O principezinho, então, não pode conter o seu espanto: - Como és bonita!”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 No discurso direto

As falas são indicadas pelos travessões (textos narrativos) ou pelas aspas (textos jornalísticos). São acompanhadas dos verbos dicendi, ou verbos de elocução, (“disse/falou”)que podem vir antes ou depois das falas. Esse modo de discurso faz o leitor ter a sensação de maior proximidade com as personagens. Nas HQs o discurso direto se faz através do uso de balões.

No discurso indireto

As falas das personagens são expostas pelo narrador, ou seja, ele reproduz a fala das personagens, de modo que se perceba um distanciamento maior delas. Nesse modo de discurso, é importante observar a combinação de tempos e modos verbais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário