Semana 2 - Protagonismo Juvenil -

 

PROFESSOR: Abrahão de Souza

DISCIPLINA Protagonismo Juvenil

ANO/SÉRIE: 9º Ano   

TURMA: B

Data:  Semana 2   de 09 - 13/08/2021)

Material de apoio: Plataforma on line

Tema da aula:  Protagonismo

Título da aula: As emoções

Habilidades cognitiva

ü  Escrever relato de situação cotidiana

Habilidade socioemocional:  Autoconhecimento

Objetivo:

ü  Desenvolver o senso crítico como forma de protagonismo juvenil.

ü  Atuar como elemento participativo na construção de um mundo justo

 

 

ATIVIDADES

O primeiro passo, e talvez o mais difícil, para o desenvolvimento do espírito protagonista é a construção da

nossa identidade protagonista. E para isso é importante perceber quais são as nossas emoções quando estamos

sozinhos ou acompanhados por outras pessoas, nos mais diferentes lugares.

Cada emoção prepara o corpo para que ele reaja de maneira diferente diante do inesperado, dependendo da situação vivida. As emoções estão relacionadas às lembranças que guardamos e que podem ser resgatadas através do cheiro, de uma sensação que sentimos em cada lugar que frequentamos, e em muitas outras situações do cotidiano.

As emoções são as primeiras respostas oferecidas pelo corpo para garantir a nossa sobrevivência. Ao longo da vida inteira experimentamos uma infinidade de emoções, elas estão ligadas a tudo que a gente faz e aos acontecimentos da nossa vida.

Dependendo do lugar onde estamos e das pessoas que estão à nossa volta, podemos sentir mais de uma emoção ao mesmo tempo. Mas, para que possamos perceber cada uma dessas emoções, precisamos olhar a nossa volta e sentir como o nosso corpo e a nossa mente respondem. Por isso, fique atento à sua respiração, às batidas do seu coração, à

temperatura do seu corpo.

Há 6 emoções básicas que todo ser humano sente. E como identificamos cada emoção em nós mesmos?

Raiva: Quando agimos por impulso, como uma forma de autodefesa. Modo em que demonstramos não gostar de algo, a raiva aparece para afastar algo desagradável.

Surpresa: Toda reação diante de algo inesperado, sentimos o coração disparar.

Tristeza: A tristeza é tudo o que nos tira o ânimo, a vontade de viver e de fazer coisas que gostamos. A tristeza é o oposto à alegria.

Nojo: Capacidade de rejeitar algo. Quando o corpo envia sinais de que algo pode ser perigoso, representa perigo à vida. O olfato é um dos principais sentidos que nos alerta.

Medo: Quando o corpo e a mente emitem sinal para evitar situações perigosas. Representa estado de preocupação com a saúde e com a própria vida. Quando se tem medo sente-se dificuldade em respirar.

Alegria: Quando atingimos algum objetivo pessoal, reconhecimento o corpo libera uma substância chamada endorfina. É tudo o que nos dá ânimo, vontade de viver, de mexer o corpo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre cada uma das 6 emoções e como elas se modificam dentro de nós conforme os lugares onde frequentamos, as pessoas que encontramos, as lembranças que temos e aos acontecimentos do nosso dia a dia, vamos aos exercícios desta aula.

Descreva essas sensações no seu cotidiano (Família, amigos, escola)

 

 

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário