Egito Antigo

 



ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO

 

Prof.      Ely Maria                   Disciplina:     História                    6° anoA

 

Habilidades: (EF05HI01) – Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

Objeto do Conhecimento: Iremos estudar o Egito antigo.


Atividade:

1. Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?

 

A - A presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na região.

B - A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.

C - A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.

D - O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.

 

 


 

 

2. Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo?

 

A - O poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.

B - Os escribas tinham muito poder na sociedade egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela sociedade egípcia.

C - A maior parte da sociedade era composta por escravos, que apesar de serem comercializados como mercadoria tinham vários direitos sociais. 

D - O faraó era eleito pelo povo egípcio para um mandato de 4 anos. Nas eleições egípcias todos podiam participar, menos os escravos e os camponeses.

 

 


 

 

Devolutiva: Ao realizar as atividades, arquivar e entregar assim que retornarmos presencialmente a escola ou poderá encaminhar por whatsapp.

(Maneira de arquivar: manter o registro no caderno, colocando a data de realização).

 

Queridos alunos, selecionei essa videoaula para complementar a aprendizagem desse conteúdo, acesse através do link abaixo:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário