Semana 5 - Situação de aprendizagem 2 - "Currículo em Ação", volume 1 - Aula 5 e 6 - LP _ Professor Abrahão de Souza

 

ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO

PROFESSOR: Abrahão de Souza

DISCIPLINA Língua portuguesa

ANO/SÉRIE: 8º Ano   

TURMA: A/B

Data:  Semana de 07/06 - 11/06/2021

Material de apoio: “Currículo em Ação”, volume 1, página:  39 e 40 (Situação de aprendizagem 2) – Atividade 5 e 6

Temas das aulas

Atividade 5: Tornando a opinião pública e ampliando olhares

Atividade 6: calendário da saúde

Habilidade: (EF69LP21A) Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição e reescrita.

(EF08LP03A) Produzir artigo de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista.

Objetivos das aulas:

ü  Produzir texto de natureza dissertativa-argumentativa (artigo de opinião)

ü  Fazer análise textual, linguístico e estrutural de gênero textual tabela

Devolutiva: Realize as atividades propostas na página acima citadas tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)

ATIVIDADES

ATIVIDADE 5 – TORNANDO A OPINIÃO PÚBLICA E AMPLIANDO OLHARES

A tarefa agora é escrever um artigo de opinião e posteriormente publicá-lo em seu blog e enviar para o professor através do whatsapp.

Ø  Neste artigo defenda, com argumentos consistentes, os benefícios do uso do aparelho celular e da internet no ambiente escolar.

Dicas: Seu artigo de opinião poderá ser dividido em três partes:

ü  1 - Apresentação da questão a ser discutida.

ü  2 - Explicitação do posicionamento defendido, com a utilização de argumentos e contra--argumentos, dados, e demais informações que sustentam seu ponto de vista;

ü  3. Ênfase e/ou retomada da questão com proposta de intervenção, ou seja, uma possível solução ou caminhos para a problemática apresentada.

Ø  Não se esqueça do título e que seu texto deve ser escrito com no mínimo 15 linhas e no máximo 30.

ATIVIDADE 6 – CALENDÁRIO DA SAÚDE


O texto da Atividade 1 fez referência à campanhas da saúde, especificamente às do mês de fevereiro.

Observe o calendário completo na campanha publicitária a seguir e responda:

a)       Qual o público-alvo da campanha?

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

b)      Qual mês possui o maior número de campanhas?

........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

c)       Quais meses possuem menor número de campanhas?

....................................................................................................................................................................................

....................................................................................................................................................................................

d)      Observe elementos verbais e não verbais que compõem o calendário da saúde e responda:

• Na parte de cima do cartaz, há uma expressão que chama a atenção do leitor. Que frase é esta?

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Qual relação existe entre as cores usadas e os símbolos encontrados no final dela?

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

• O que representam os números e os laços?

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

• Qual a função e o significado do coração e do triângulo amarelo na campanha? Qual o motivo da escolha das cores em cada um deles?

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

• A cruz branca, dentro do coração, faz referência a quê?

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

• Você conseguiu compreender totalmente o calendário da saúde apenas com as informações contidas nele, ou está faltando algo? Explique

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Para mais informações: https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/reportagem/ qual-e-a-cor-da-sua-luta. Acesso em: 20 dez. 2020

 

Bons estudos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário