ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO
PROFESSOR: Abrahão
de Souza
DISCIPLINA Língua
portuguesa
ANO/SÉRIE: 8º
Ano
TURMA: A/B
Data: Semana de 07/06 - 11/06/2021
Material de apoio: “Currículo
em Ação”, volume 1, página: 39 e 40 (Situação
de aprendizagem 2) – Atividade 5 e 6
Temas das aulas
Atividade 5: Tornando
a opinião pública e ampliando olhares
Atividade 6: calendário
da saúde
Habilidade: (EF69LP21A) Desenvolver
estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição e reescrita.
(EF08LP03A) Produzir artigo de opinião, tendo
em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista.
Objetivos das aulas:
ü Produzir texto de
natureza dissertativa-argumentativa (artigo de opinião)
ü Fazer análise
textual, linguístico e estrutural de gênero textual tabela
Devolutiva: Realize as atividades propostas na página acima citadas
tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)
ATIVIDADES
ATIVIDADE 5 – TORNANDO A OPINIÃO PÚBLICA E
AMPLIANDO OLHARES
A tarefa agora é escrever um artigo de opinião e
posteriormente publicá-lo em seu blog e enviar para o professor através do
whatsapp.
Ø Neste
artigo defenda, com argumentos consistentes, os benefícios do uso
do aparelho celular e da internet no ambiente escolar.
Dicas: Seu artigo de opinião poderá ser dividido
em três partes:
ü 1
- Apresentação da questão a ser discutida.
ü 2
- Explicitação do posicionamento defendido, com a utilização de argumentos e
contra--argumentos, dados, e demais informações que sustentam seu ponto de
vista;
ü 3.
Ênfase e/ou retomada da questão com proposta de intervenção, ou seja, uma
possível solução ou caminhos para a problemática apresentada.
Ø Não
se esqueça do título e que seu texto deve ser escrito com no mínimo 15 linhas e
no máximo 30.
ATIVIDADE 6 – CALENDÁRIO DA SAÚDE
O texto da Atividade 1 fez referência à campanhas da
saúde, especificamente às do mês de fevereiro.
Observe o calendário completo na campanha publicitária a
seguir e responda:
a) Qual
o público-alvo da campanha?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Qual
mês possui o maior número de campanhas?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Quais
meses possuem menor número de campanhas?
....................................................................................................................................................................................
....................................................................................................................................................................................
d) Observe
elementos verbais e não verbais que compõem o calendário da saúde e responda:
• Na parte de cima do cartaz, há uma expressão que chama
a atenção do leitor. Que frase é esta?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Qual relação existe entre as cores usadas e os símbolos
encontrados no final dela?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
• O que representam os números e os laços?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
• Qual a função e o significado do coração e do triângulo
amarelo na campanha? Qual o motivo da escolha das cores em cada um deles?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
• A cruz branca, dentro do coração, faz referência a quê?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
• Você conseguiu compreender totalmente o calendário da
saúde apenas com as informações contidas nele, ou está faltando algo? Explique
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Para mais informações:
https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/reportagem/
qual-e-a-cor-da-sua-luta. Acesso em: 20 dez. 2020
Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário