ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO
REMOTO
PROFESSOR:
Abrahão de Souza
DISCIPLINA
Língua portuguesa
ANO/SÉRIE:
9º Ano
TURMA:
A/B
Data: Semana de 24 à 28/05/2021
Material
de apoio: “Currículo em Ação”, volume 1, páginas: 35, 36 e 37 (Situação de
Aprendizagem 2)
Tema
da aula: campos discursivos jornalísticos/publicitários e midiáticos
Habilidades essenciais: (EF89LP33A) Ler, de forma autônoma,
textos de gêneros variados.
Habilidades de suporte:
ü (EF09LP01A) Analisar o fenômeno da disseminação
de noticias falsas nas redes sociais
ü (EF09LP01A) desenvolver estratégias para
reconhecimento de notícias falsas em redes sociais considerando, por exemplo,
fonte, data, local de publicação, URL, comparação de diferentes fontes,
consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados.
Devolutiva: Realize as
atividades propostas nas páginas acima citadas, tire uma foto e compartilhe via
WhatsApp (13 981773951)
ATIVIDADES
ATIVIDADE 1 – NOSSOS
CONHECIMENTOS EM AÇÃO
1- O
que você sabe sobre a doença de Alzheimer?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2- De acordo com suas
pesquisas e seus conhecimentos sobre a doença de
Alzheimer, responda:
a) O
que é?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Quais
são as causas?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Quais
são os sintomas?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
d) Como
prevenir e quais são as formas de tratamento?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
a) Regis fica sabendo que sua
avó anda meio esquecida, aparentemente, ela apresenta os sintomas de Alzheimer.
Uma das primeiras ações da família foi levar a vó Lourdes ao médico. Você
concorda com essa atitude, ou
acha que a família poderia, antes, seguir procedimentos encontrados na
internet?
........................................................................................................................................................................................
b) A reação de Regis é de
incredulidade. De acordo com o diálogo, o que o leva a desconfiar do
diagnóstico?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Além de duvidar do
diagnóstico de Alzheimer, Regis indica um tratamento recebido por meio
de uma rede social. Você
concorda com essa atitude? Justifique.
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
a) Regis
compartilha o texto. O que motiva o jovem a fazer isso?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Observe a imagem que ilustra o perfil da família de Regis no aplicativo de mensagens.
Como ela antecipa a ideia de
que a avó Lurdes será bem cuidada?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
f) Uma das características dos
diálogos em aplicativos de mensagens é a informalidade dos
discursos, os quais, muitas
vezes, são acompanhados de equívocos gramaticais se comparados à norma-padrão
da língua. De acordo com a gramática normativa, o diálogo acima está repleto de
desvios. Diante dessa situação, responda:
• Em diálogos de aplicativos
de mensagens, o atendimento à norma-padrão da língua é
necessário? Justifique sua
resposta.
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
• Você já observou o uso da
norma-padrão da língua portuguesa em alguma situação do seu
cotidiano? Cite exemplos.
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
• Dentre as muitas pessoas
para as quais Regis enviou o texto com o tratamento de Alzheimer, estava seu
professor. Após ler o texto enviado por Regis, o Senhor Alfredo, professor de Língua
Portuguesa, reparou que existiam alguns trechos que não estavam adequados à gramática
normativa; então, aproveitou a oportunidade e solicitou que Regis adequasse tais
trechos, seguindo as regras de pontuação, ortografia, concordância, entre
outras:
√ Bom dia família.
.............................................................................
√ Bom dia Regis como você tá
............................................................................
√ Tô bem tia
.............................................................................
√ Cê viro medico agora
..............................................................................
√ Intão eu e o tio zé levamos
ela no médico
............................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário