ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO
PROFESSOR: Abrahão
de Souza
DISCIPLINA Língua
portuguesa
ANO/SÉRIE: 8º
Ano
TURMA: A/B
Data: Semana de 24/05 - 28/05/2021
Material de apoio: “Currículo
em Ação”, volume 1, página: 36 e 37(Situação
de aprendizagem 2) – Atividade 1
Temas das aulas: Leitura
e análise textual
Habilidade essencial: (EF68LP01B) Desenvolver
estratégia de leitura crítica frente aos textos jornalísticos, mediáticos,
entre outros.
(EF08LP05A)
Identificar processo de justa posição e de aglutinação em palavras
compostas.
(EF08LP05C) Analisar processo de formação de
palavras compostas.
Objetivos das aulas:
ü Analisar texto notícia de forma crítica
ü
Reconhecer os tipos de discursos presentes em gênero
textual Jornalístico
ü Compreender a
formação de palavras a partir de sua composição
Devolutiva: Realize as atividades propostas na página acima citadas
tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)
ATIVIDADES
ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE TEXTUAL
2. Após a leitura do texto, responda:
a) Quais
os assuntos abordados no texto?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Você
considera apropriada a publicação desse texto em um jornal de grande
circulação? Explique.
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3. Releia o trecho final do
texto “Volta às aulas”:
A escolha da construção deste
trecho está adequada ao gênero notícia? Explique.
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4. No discurso indireto, o
narrador transmite a fala de alguém com suas palavras. Localize, no texto,
um exemplo desse discurso.
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5. No discurso direto, há a
reprodução fiel da fala de alguém. A partir dessa informação, transforme
o trecho, localizado na
questão 4, em discurso direto.
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6. No texto, “Volta às aulas”,
aparece a palavra “segunda-feira”, formada por duas palavras. Leia os
versos abaixo e identifique
circulando quais palavras tiveram o mesmo processo:
Vou ligeira, vou correndo.
Pega-pega, não me pega.
Se me pega?
Vou-me embora.
Chega de corre-corre
Amplie seu conhecimento:
Pesquise no link abaixo sobre
a Formação de Palavras:
http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/formacao-de-palavras.
Acesso em: 26 ago. 2020.
Pesquise no link abaixo sobre
o hífen.
https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/emprego-do-hifen.htm. Acesso em: 26 ago. 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário