ROTEIRO DE ATIVIDADE REMOTA
PROFESSOR: Abrahão
de Souza
DISCIPLINA Protagonismo
Juvenil
ANO/SÉRIE: 9º
Ano
TURMA: B
Data: Semana 4 de 24 à
28/05/2021)
Material de apoio:
Tema da aula: As
práticas e vivências do protagonismo juvenil na escola: estruturação de grupos.
Habilidades cognitiva
ü Reconhecer o papel social de membros
de uma grupo/equipe
Habilidade socioemocional:
Corresponsabilidade
Objetivo:
ü
Observar
a organização hierárquica estrutural na formação de grupos ou equipes
ATIVIDADES
1. Autogestão
Diz respeito à capacidade de ser organizado, esforçado, ter objetivos claros e saber como alcançá-los de maneira ética. A autogestão se relaciona com a habilidade de fazer escolhas em relação à vida profissional, pessoal ou social, estimulando a liberdade e a autonomia.
Texto
de orientação sobre Líder de turma
O
Líder de Turma é a pessoa indicada e eleita pelos colegas para representá-los,
tendo o importante papel de colaborar de maneira corresponsável na formação e
no desenvolvimento deles próprios e dos demais colegas através de vivências de
liderança como protagonistas.
São
muitas as atividades de um líder: integrar a turma; sondar as dificuldades e
buscar suas superações; participar das reuniões solicitadas pela Gestão e fazer
o devido repasse das informações; orientar e acompanhar o planejamento e a
execução das diversas atividades da turma; facilitar o contato e a relação
entre estudantes, professores, gestão; e, principalmente: falar e responder em
nome da turma em toda e qualquer situação, buscando sempre o bem estar
coletivo.
Dentre
outras atitudes, o líder de turma precisa estar sempre disposto a ouvir e considerar
as opiniões e sugestões dos colegas, discutir e encaminhar os assuntos à
gestão, vivenciar a constante resolução de conflitos e mal-entendidos e buscar,
juntamente com toda a comunidade, uma relação de amizade, harmonia,
solidariedade, confiança e respeito. Algumas qualidades devem ser inerentes a
um líder de turma: responsabilidade, disposição em servir, boa educação,
organização, honestidade, senso de justiça, dinamismo, assiduidade, firmeza, postura
crítica, etc.
O
líder também tem uma grande responsabilidade no sentido de incentivar os estudantes
a fazerem importantes reflexões sobre estudos, atitudes, comportamento, ética e
vida social e profissional no contexto do seu Projeto de Vida.
Características
identificadas no Líder de turma:
Bom relacionamento com os colegas;
Presteza;
Tolerância;
Organização;
Boa capacidade para se comunicar;
Imparcialidade.
Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário