ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO
REMOTO
PROFESSOR:
Abrahão de Souza
DISCIPLINA
Língua portuguesa
ANO/SÉRIE:
9º Ano
TURMA:
A/B
Data: Semana de 17 à 21/05/2021
Material
de apoio: “Aprender Sempre”, volume 1, páginas: 43, 44 e 45 (Sequência de
atividades 3)
Tema
da aula:
AULA 5 – DETETIVE: BUSCANDO FAKE NEWS
AULA 6 – NÃO DIVULGUEM FAKE NEWS
Habilidades essenciais:
ü (EF09LP01A)
Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais
ü (EF09LP01B)
Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes
sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria,
URL, comparação de diferentes fontes, consulta à sites de curadoria que atestam
a fidedignidade de fatos relatos
Habilidades de suporte:
ü (EF69LP11) – Identificar e analisar
posicionamentos defendidos e refutados
na escuta de interações polemicas em entrevistas discussões e debates.
Objetivo
das aulas:
ü Analisar notícias, na internet ou outras
fontes, de modo a reconhecer a veracidade ou não das informações a partir de
critérios avaliativos,
ü Elaborar dicas/sugestões para evitar a
disseminação de fake news.
Devolutiva: Realize as
atividades propostas nas páginas acima citadas, tire uma foto e compartilhe via
WhatsApp (13 981773951)
ATIVIDADES
1. Leia
o texto e siga o roteiro para fazer a atividade.
Roteiro da atividade
Ø Escolha
um tema a ser pesquisado.
Ø Busque
por informações na internet e/ou outras
fontes.
Ø Utilize
os critérios do quadro acima para identificação de fake news.
a- Depois da pesquisa, preencham o quadro, destacando as comparações entre as notícias
1. Leia
o texto e, em seguida, responda às questões
Dicas para não compartilhar
fake News
1. Sem fonte
Chegamos então ao primeiro
ponto: não tem fonte, desconfie. Mesmo que possamos ter suspeitas
sobre o posicionamento da
imprensa tradicional, jornais, revistas e sites de grandes empresas são fontes
legítimas de informações. Vale
ler mais de um para ter um panorama mais completo e menos ideológico
do fato. E mesmo que seja uma
fofoca muito apetitosa e se sinta à vontade de compartilhar, questione
sempre.
Você conhece o site que
compartilhou ou vem de um “tocompartilhando.com.br” da vida? A informação
vem de um instituto ou de uma
universidade de renome? Há referências no texto, links para uma pesquisa
séria ou é só um bando de
achismo ou de adjetivos?
2. Tom pejorativo é indicativo
de mentira
Aliás, importantíssimo:
jornalismo sério, de qualquer lado, não usa termos pejorativos. Se texto veio
cheio de “petralha”,
“coxinha”, “golpista”, duvide.
3. Olhe SEMPRE a data
Outro detalhe importante é
prestar atenção às datas. Uma notícia pode até não ser falsa, mas ela é de
2003, logo talvez ela já não
faça mais sentido. Se parecer muito absurda, jogue no Google. A chance de
ser mentira já desmentida há
tempos é grande. Se vier pelo WhatsApp, não dê como verdadeiro logo
de início.
4. Use o Google para checar
Checagem é a palavra-chave
nesses casos. É importante verificar sempre, sobretudo se houver indício
de falsidade.
a. Qual
é o objetivo comunicativo do texto?
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b. De forma resumida, quais
são as dicas/sugestões apresentadas e quais são as ações que as pessoas
devem fazer?
c. Além das dicas apresentadas
no texto, que outras sugestões vocês dariam para evitar ou reduzir a
propagação de fake news?
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