Semana 3 - Sequencia de atividade 3 - Língua portuguesa - Professor Abrahão de Souza

 

ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO

PROFESSOR: Abrahão de Souza

DISCIPLINA Língua portuguesa

ANO/SÉRIE: 9º Ano   

TURMA: A/B

Data:  Semana de 17 à 21/05/2021

Material de apoio: “Aprender Sempre”, volume 1, páginas: 43, 44 e 45 (Sequência de atividades 3)

Tema da aula:

AULA 5 – DETETIVE: BUSCANDO FAKE NEWS

AULA 6 – NÃO DIVULGUEM FAKE NEWS

Habilidades essenciais:

ü  (EF09LP01A) Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais

ü  (EF09LP01B) Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta à sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatos

Habilidades de suporte:

ü  (EF69LP11) – Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados  na escuta de interações polemicas em entrevistas discussões e debates.

Objetivo das aulas:

ü  Analisar notícias, na internet ou outras fontes, de modo a reconhecer a veracidade ou não das informações a partir de critérios avaliativos,

ü  Elaborar dicas/sugestões para evitar a disseminação de fake news.

Devolutiva: Realize as atividades propostas nas páginas acima citadas, tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)

ATIVIDADES

1.       Leia o texto e siga o roteiro para fazer a atividade.


Roteiro da atividade

Ø  Escolha um tema a ser pesquisado.

Ø  Busque por informações na internet e/ou outras

fontes.

Ø  Utilize os critérios do quadro acima para identificação de fake news.

 

a- Depois da pesquisa, preencham o quadro, destacando as comparações entre as notícias


1.       Leia o texto e, em seguida, responda às questões

 

Dicas para não compartilhar fake News

 

1. Sem fonte

Chegamos então ao primeiro ponto: não tem fonte, desconfie. Mesmo que possamos ter suspeitas

sobre o posicionamento da imprensa tradicional, jornais, revistas e sites de grandes empresas são fontes

legítimas de informações. Vale ler mais de um para ter um panorama mais completo e menos ideológico

do fato. E mesmo que seja uma fofoca muito apetitosa e se sinta à vontade de compartilhar, questione

sempre.

Você conhece o site que compartilhou ou vem de um “tocompartilhando.com.br” da vida? A informação

vem de um instituto ou de uma universidade de renome? Há referências no texto, links para uma pesquisa

séria ou é só um bando de achismo ou de adjetivos?

 

2. Tom pejorativo é indicativo de mentira

Aliás, importantíssimo: jornalismo sério, de qualquer lado, não usa termos pejorativos. Se texto veio

cheio de “petralha”, “coxinha”, “golpista”, duvide.

 

3. Olhe SEMPRE a data

Outro detalhe importante é prestar atenção às datas. Uma notícia pode até não ser falsa, mas ela é de

2003, logo talvez ela já não faça mais sentido. Se parecer muito absurda, jogue no Google. A chance de

ser mentira já desmentida há tempos é grande. Se vier pelo WhatsApp, não dê como verdadeiro logo

de início.

 

4. Use o Google para checar

Checagem é a palavra-chave nesses casos. É importante verificar sempre, sobretudo se houver indício

de falsidade.

 

a.       Qual é o objetivo comunicativo do texto?

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b. De forma resumida, quais são as dicas/sugestões apresentadas e quais são as ações que as pessoas

devem fazer?


c. Além das dicas apresentadas no texto, que outras sugestões vocês dariam para evitar ou reduzir a

propagação de fake news?





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