Semana 2 - Segundo bimestre- Sequencia de atividade 3 - LP

 

ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO

PROFESSOR: Abrahão de Souza

DISCIPLINA Língua portuguesa

ANO/SÉRIE: 9º Ano   

TURMA: A/B

Data:  Semana de 10 - 14/05/2021

Material de apoio: “Aprender Sempre”, volume 1, páginas: 41 e 42 (Sequência de atividades 3)

Tema da aula:

AULA 4 – A CIRCULAÇÃO DE FAKE NEWS

Habilidades essenciais:

ü  (EF09LP01A) Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais

ü  (EF09LP01B) Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta à sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatos

Habilidades de suporte:

ü  (EF69LP11) – Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados  na escuta de interações polemicas em entrevistas discussões e debates.

ü  Objetivo da aula:

Ø  Ler e interpretar texto de divulgação de conhecimento, identificando informações falsas a respeito da temática abordada.

 

Devolutiva: Realize as atividades propostas nas páginas acima citadas, tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)

ATIVIDADES

1.       Leia o texto de divulgação científica a seguir

Estudo identifica principais fake news relacionadas à Covid-19

Fonte: Informe Ensp

Conduzido pelas pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Claudia Galhardi

e Maria Cecília de Souza Minayo, um recente estudo identificou as principais fake news relacionadas à

Covid-19, recebidas pelo aplicativo Eu Fiscalizo, entre março e maio no país.

Segundo Claudia, além de colocar vidas em risco, a disseminação de notícias falsas relacionadas ao

novo coronavírus contribui para o descrédito da ciência e das instituições globais de saúde pública, bem

como enfraquece as medidas adotadas pelos governos no combate à doença. Por isso a importância

da realização de estudos sobre a temática. “Precisamos redobrar a atenção ao receber informações nas

redes sociais que não apresentem a fonte oficial e fazer uma leitura crítica antes de compartilhar qualquer

conteúdo”, alerta a pesquisadora.

A primeira etapa da pesquisa, que fez um balanço das denúncias de notícias falsas recebidas entre 17

de março e 10 de abril, revela que 65% delas ensinam métodos caseiros para prevenir o contágio da

Covid-19, 20% mostram métodos caseiros para curar a doença, 5,7% se referem a golpes bancários,

5% fazem menção a golpes sobre arrecadações para instituição de pesquisa e 4,3% se referem ao novo

coronavírus como estratégia política.

A segunda fase do estudo, realizada entre 11 de abril e 13 de maio, aponta que, entre as fake news

notificadas pelo app, 24,6% afirmam ser a doença uma estratégia política, 10,1% ensinam métodos caseiros

para prevenir o contágio do novo coronavírus, 10,1% defendem o uso da cloroquina e hidroxicloroquina

sem comprovação de eficácia científica e 7,2% são contra o distanciamento social.

Os resultados referentes ao intervalo entre abril e maio também mostram que 5,8% das notícias falsas

ensinam métodos caseiros para curar a Covid-19, 5,8% afirmam que o novo coronavírus foi criado em

laboratório, 4,3% declaram o uso de ivermectina como cura para a doença, 4,3% são contra o uso de

máscaras e 2,9% difamam os profissionais de saúde.

Ainda entre os meses de abril e maio, foi constatado que, entre as fake news denunciadas, 2,9% são

contra o uso de álcool em gel, 2,9% declaram o novo coronavírus como teoria conspiratória, 1,4% são

relacionadas à difamação de políticos, 1,4% declaram ter a causa do óbito de parentes alterada para

Covid-19 e 0,4% consistem em charlatanismo religioso, com tentativa de venda de artefatos para a cura

da doença. O estudo também aponta que 15,9% das fake news se referem à Covid-19 como uma farsa,

durante todo o período analisado, entre 17 de março e 13 de maio.

Em abril, as pesquisadoras da Ensp/Fiocruz realizaram estudo que identificou as mídias sociais mais

utilizadas para a propagação de fake news relacionadas à Covid-19 notificadas pelo aplicativo.

 

a. Claudia Galhardi aponta para duas consequências em relação à disseminação de fake news a respeito

do novo coronavírus. Aponte-as.

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b. Qual a orientação de Claudia Galhardi para combater as Fake News em relação ao coronavírus?

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c. Nas três fases do estudo desenvolvido pelas pesquisadoras, aponte informações falsas a respeito do

coronavírus.

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d. Que consequências a disseminação de notícias falsas sobre o Coronavírus pode causar?

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