ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO
REMOTO
PROFESSOR: Abrahão de Souza
DISCIPLINA Língua portuguesa
ANO/SÉRIE: 9º Ano
TURMA: A/B
Data: Semana de 10 - 14/05/2021
Material de apoio: “Aprender Sempre”, volume 1, páginas: 41 e 42 (Sequência
de atividades 3)
Tema da aula:
AULA 4 – A
CIRCULAÇÃO DE FAKE NEWS
Habilidades
essenciais:
ü
(EF09LP01A) Analisar o fenômeno da
disseminação de notícias falsas nas redes sociais
ü
(EF09LP01B) Desenvolver estratégias para
reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo,
fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes,
consulta à sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatos
Habilidades de
suporte:
ü
(EF69LP11)
– Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polemicas em entrevistas
discussões e debates.
ü
Objetivo
da aula:
Ø Ler e interpretar texto de divulgação de
conhecimento, identificando informações falsas a respeito da temática abordada.
Devolutiva: Realize as atividades propostas nas páginas acima citadas,
tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)
ATIVIDADES
1.
Leia o texto de divulgação científica a seguir
Estudo identifica principais fake
news relacionadas à Covid-19
Fonte: Informe Ensp
Conduzido pelas pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde
Pública (Ensp/Fiocruz) Claudia Galhardi
e Maria Cecília de Souza Minayo, um recente estudo
identificou as principais fake news relacionadas à
Covid-19, recebidas pelo aplicativo Eu Fiscalizo, entre
março e maio no país.
Segundo Claudia, além de colocar vidas em risco, a
disseminação de notícias falsas relacionadas ao
novo coronavírus contribui para o descrédito da ciência e
das instituições globais de saúde pública, bem
como enfraquece as medidas adotadas pelos governos no
combate à doença. Por isso a importância
da realização de estudos sobre a temática. “Precisamos
redobrar a atenção ao receber informações nas
redes sociais que não apresentem a fonte oficial e fazer
uma leitura crítica antes de compartilhar qualquer
conteúdo”, alerta a pesquisadora.
A primeira etapa da pesquisa, que fez um balanço das
denúncias de notícias falsas recebidas entre 17
de março e 10 de abril, revela que 65% delas ensinam
métodos caseiros para prevenir o contágio da
Covid-19, 20% mostram métodos caseiros para curar a
doença, 5,7% se referem a golpes bancários,
5% fazem menção a golpes sobre arrecadações para
instituição de pesquisa e 4,3% se referem ao novo
coronavírus como estratégia política.
A segunda fase do estudo, realizada entre 11 de abril e
13 de maio, aponta que, entre as fake news
notificadas pelo app, 24,6% afirmam ser a doença uma
estratégia política, 10,1% ensinam métodos caseiros
para prevenir o contágio do novo coronavírus, 10,1%
defendem o uso da cloroquina e hidroxicloroquina
sem comprovação de eficácia científica e 7,2% são contra
o distanciamento social.
Os resultados referentes ao intervalo entre abril e maio
também mostram que 5,8% das notícias falsas
ensinam métodos caseiros para curar a Covid-19, 5,8%
afirmam que o novo coronavírus foi criado em
laboratório, 4,3% declaram o uso de ivermectina como cura
para a doença, 4,3% são contra o uso de
máscaras e 2,9% difamam os profissionais de saúde.
Ainda entre os meses de abril e maio, foi constatado que,
entre as fake news denunciadas, 2,9% são
contra o uso de álcool em gel, 2,9% declaram o novo
coronavírus como teoria conspiratória, 1,4% são
relacionadas à difamação de políticos, 1,4% declaram ter
a causa do óbito de parentes alterada para
Covid-19 e 0,4% consistem em charlatanismo religioso, com
tentativa de venda de artefatos para a cura
da doença. O estudo também aponta que 15,9% das fake news
se referem à Covid-19 como uma farsa,
durante todo o período analisado, entre 17 de março e 13
de maio.
Em abril, as pesquisadoras da Ensp/Fiocruz realizaram
estudo que identificou as mídias sociais mais
utilizadas para a propagação de fake news relacionadas à
Covid-19 notificadas pelo aplicativo.
a. Claudia Galhardi aponta para duas consequências em
relação à disseminação de fake news a respeito
do novo coronavírus. Aponte-as.
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b. Qual a orientação de Claudia Galhardi para combater as
Fake News em relação ao coronavírus?
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c. Nas três fases do estudo desenvolvido pelas
pesquisadoras, aponte informações falsas a respeito do
coronavírus.
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d. Que consequências a disseminação de notícias falsas
sobre o Coronavírus pode causar?
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