ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO
PROFESSOR: Abrahão
de Souza
DISCIPLINA Língua
portuguesa
ANO/SÉRIE: 8º
Ano
TURMA: A/B
Data: Semana de 10/05 - 14/05/2021
Material de apoio: “Aprender
Sempre”, volume 1, página: 37 e 38(Sequência
de atividades 3) – Aula 5
Temas das aulas: -
ü AULA 5 - MESMO ASSUNTO, GÊNERO TEXTUAL
DIFERENTE
Habilidade essencial: (EF07LP01)
Habilidade de suporte: (EF07LP14) Identificar,
em textos de diferentes gêneros, os efeitos de sentidos provocados pelo uso de
estratégias de modalização e argumentatividade
Objetivos das aulas:
Ø Apreender os
sentidos globais dos textos em estudo;
Ø
Reconstruir
contextos de produção, circulação e recepção de textos;
Ø Produzir textos em diferentes gêneros,
considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação
Devolutiva: Realize as atividades propostas na página acima citadas
tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)
ATIVIDADES
1. Faça uma releitura dos fragmentos
textuais que seguem. Eles serão importantes para que você
responda as questões seguintes.
TEXTO A
Era dos robôs está chegando e vai eliminar
milhões de empregos3
Em breve um robô vai lhe entregar a pizza
de domingo. Talvez seu condomínio não exija que você desça
até a portaria para apanhá-la, pois não vão
suspeitar que possa ser um assalto. Na Alemanha, esse
serviço já está funcionando — e a pizzaria
é uma rede que atua no Brasil.
Mas isso é pouco: logo essa pizza será
resultado de um processo totalmente automatizado. Se você acha
que esse cenário pertence à ficção, ou que
vai demorar muitos anos até ele se tornar realidade, pesquise
sobre a americana
Zume Pizza. Situada no Vale do Silício, a
casa entrega comida feita por robôs. E o pior é que os
consumidores da Califórnia têm adorado a
novidade. (...)
Exemplos como esses se reproduzem em todos
os setores da economia mundial. Eles ilustram um processo
novo e muito importante: as empresas se
automatizam cada vez mais, com softwares poderosos e inteligência
artificial, de tal modo que se expandem
empregando número muito menor de trabalhadores. (...)
Aí está a diferença desta vez: agora os
empregos de alta qualificação também são afetados — e muito.
O mesmo robô que faz as vezes de advogado
consegue ler mil tomografias por hora; os médicos que
avaliaram seus diagnósticos e resultados
concluíram que estavam certos em 99% das ocasiões. Ou seja,
uma das profissões mais valorizadas e
intelectualizadas hoje em dia está sob ameaça. Em suma, a classe
média está saindo do paraíso. (...)
De acordo com a Organização Internacional
do Trabalho (OIT), existem 194 milhões de pessoas
desempregadas no mundo, quase um Brasil
inteiro. O que poderá acontecer com as taxas de desemprego
nos próximos anos? Como a tendência
implicada pela automação é certa e irreversível, a geração de
empregos vai cair. (...)
Não se sabe para qual patamar, mas será uma
situação dramática — e a sociedade precisa agir Apesar de
todos estes aspectos assustadores, o que há de pior para um país é não discutir o assunto.
TEXTO B
Prezado(s) Senhor (es),4
Estive, no último dia 08 de fevereiro, em
seu estabelecimento comercial, situado na Rua das flores, nº 3,
conforme endereçamento, a fim de comprar um
notebook. Demorei, mas consegui escolher um modelo
que muito chamou a minha atenção.
Solicitei, que a mercadoria fosse entregue em minha residência.
Para tanto, fiz a encomenda assinando-a e
pagando a taxa para que o serviço de entrega fosse realizado.
Aconteceu que no dia 12 do mesmo mês,
foi-me entregue o computador encomendado, no entanto
quando ligado à tomada percebi que o
computador apenas emitia sons estranhos e não funcionava
como deveria.
Diante deste fato, recusei o notebook e
solicitei que enviassem outro exemplar em perfeitas condições
de uso, fazendo jus ao valor que efetuei no
momento da compra. Entretanto, continuo esperando até
a presente data.
Este atraso na resolução do problema,
ocasiona transtornos sobretudo em minhas atividades diárias. Por
este motivo, solicito que outro computador,
da mesma marca e com valor equivalente, seja enviado ao
meu endereço no prazo de 5 dias úteis. Caso
contrário, a compra será anulada e exigirei a devolução do
pagamento executado.
Sem mais para o momento,
Silva e Silva.
P.S: Anexo fotocópias da nota e dos
pagamentos efetuados.
a. De modo global, de que falam os textos?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b.
Quais os contextos de produção dos textos lidos?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c.
Em que situação há, entre os textos, aproximações e distanciamentos
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário