ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO


Prof.      Ely Maria                   Disciplina:     História                    7° anoA



Habilidades:

(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas (Protestante e Contrarreforma Católica) e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.

 

Objeto do Conhecimento:


Trabalhar os processos de transformação social, política e religiosa no século XVI, a partir da reflexão sobre a reforma protestante e a contrarreforma católica.

Identificar e compreender os principais aspectos da expansão da reforma protestante na Europa e na colônia brasileira.

 Atividade abaixo:

1) A reforma protestante pode ser definida como

a) a necessidade de implantar novas ideias da época e modificar o papel da Igreja na sociedade.

b) a tentativa de criar novas religiões e tirar o monopólio religioso da Igreja Católica.

c) o rompimento da unidade do Cristianismo no Ocidente iniciado com críticas às práticas da Igreja Católica.

d) enfraquecimento do Catolicismo na Europa e ascensão de religiões orientais.

2) Martinho Lutero foi um monge e teólogo alemão, que viveu entre 1483 e 1546. A ele é atribuído o início do movimento da reforma protestante, no século XVI, por

a) cobrar da Igreja Católica um posicionamento mais incisivo sobre questões sociais.

b) fixar na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica.

c) promover reuniões para grupos descontentes com a atuação da Igreja Católica na época.

d) cobrar publicamente uma maior aproximação dos clérigos com o povo.

Queridos alunos, selecionei essa videoaula para complementar a aprendizagem desse conteúdo, acesse através do link abaixo:




Devolutiva: Ao realizar as atividades, arquivar e entregar assim que retornarmos presencialmente a escola ou poderá encaminhar por whatsapp.

(Maneira de arquivar: manter o registro no caderno, colocando a data de realização).





Nenhum comentário:

Postar um comentário