Semana 9 - Língua portuguesa

 

ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO

PROFESSOR: Abrahão de Souza

DISCIPLINA Língua portuguesa

ANO/SÉRIE: 9º Ano   

TURMA: A/B

Data:  Semana de 26-30/04/2021

Material de apoio: “Aprender Sempre”, volume 1, páginas: 35 e 36 (Sequência de atividades 3) Aula 1 e 2

Tema das aulas:

AULA 1 – FAKE NEWS: O QUE É ISSO?

AULA 2 – CONSEQUÊNCIAS DAS FAKE NEWS

Habilidades:

Objetivo da aula:

• Reconhecer as fake news e a forma como elas impactam a vida das pessoas.

Pesquisar, na internet ou em outras fontes, a partir de critérios de busca e análise de conteúdo, situações

em que as pessoas foram vítimas de fake news.

Devolutiva: Realize as atividades propostas nas páginas acima citadas, tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)

1. Leia o texto e, em seguida, responda às questões.

Fake News: o que é isso?

Fake News é a expressão utilizada para designar, de modo geral, notícias falsas ou boatos que circulam

em diversos suportes. É uma prática que já existe há um certo tempo, desde o Império Romano (NETO

et al., 2020)2

, por exemplo, e se tornou mais complexa com “o surgimento dos meios de comunicação

em massa, que se criaram condições para que este fenômeno se tornasse uma dimensão fundamental da

vida social e política” (CARDOSO et al., 2018)3

. Com a popularização da internet e, consequentemente,

a ampliação do uso de redes sociais, as fake news são produzidas e publicadas de forma acelerada,

levando o leitor às falsas informações. Elas têm por objetivo influenciar o posicionamento dos indivíduos

a partir da criação de notícias totalmente falsas ou distorção de notícias já existentes, sob a forma de

manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção das pessoas e,

dessa forma, obter vantagens sobre isso.

As fake news, conforme estudiosos, inauguraram a era da pós-verdade. Elas fortalecem a ideia de que

a verdade não é mais tão importante como antes, tornando o mundo uma realidade em que apenas

“acreditar”, “crer”, “achar verdadeiro” é mais relevante do que o próprio fato. De acordo com Matthew

D’ancona4

 , jornalista e autor do livro “Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake

news”, a era da pós-verdade corresponde ao momento da história em que os fatos são cada vez mais

desvalorizados, enquanto as paixões e crenças ganham força.

Algumas fake news são aparentemente inofensivas e fáceis de serem identificadas por parecerem

absurdas demais, mas elas têm grande impacto na vida das pessoas. O problema é que as fake news têm

forte poder de influenciar emocionalmente as pessoas, fazendo-as acreditarem nas informações e, pior,

replicarem o conteúdo delas sem reflexão.

a.       O que são as fake news?

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

b.       Qual o objetivo das fake news?

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

c.       Conforme o texto, as fake news surgiram com a invenção da internet?

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

d. De acordo com o texto, “as fake news inauguraram a era da pós-verdade”. O que caracteriza a “era da

pós-verdade?

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

d.       Na sua opinião, as fake news influenciam as pessoas a tomarem decisões?

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

CONSEQUÊNCIAS DAS FAKE NEWS

1. Pesquise, na internet ou em outras fontes, (02) duas notícias sobre pessoa(s) que foi/foram vitimizada(s)

a partir da divulgação de fake news. Para conferir a veracidade da informação, verifique: a) fonte/site da

notícia; b) autoria da notícia; c) veículo de circulação da notícia; d) conferência da notícia em outros(as)

sites/fontes; e) data da notícia. Preencha o quadro a seguir:



Nenhum comentário:

Postar um comentário