Semana 7 - Língua portuguesa

 

ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO

PROFESSOR: Abrahão de Souza

DISCIPLINA Língua portuguesa

ANO/SÉRIE: 8º Ano   

TURMA: A/B

Data:  Semana de 05/04 - 09/04/2021

Material de apoio: “Aprender Sempre”, volume 1, página: 21 (Sequência de atividades 2)

Tema da aula: Gênero textual Exposição oral. Vamos conhecer? – Planejando um roteiro de exposição oral

Habilidades: (EF69LP07B) – Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.

(EF69LP56) – Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as características do gênero.

Objetivos da aula:

- Conhecer o gênero textual exposição oral e o seu papel no contexto das práticas sociais;

- Reconhecer as principais características do gênero textual exposição oral em seus vários contextos de circulação;

- Planejar um roteiro de uma exposição oral, de acordo com a estrutura composicional do gênero textual;

- Estruturar um roteiro para uma exposição oral.

Devolutiva: Realize as atividades propostas na página acima citadas tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)

ATIVIDADES

A exposição oral é uma das maneiras de fazermos relatos orais em situações de comunicação pública. Há, nesse tipo de interação, uma plateia e um expositor. Para isso, o apresentador deve ter postura ao falar, domínio de conteúdo e habilidades para uso de recursos audiovisuais. Nesse sentido, essa atividade tem como foco a oralidade.

1.       Realize uma pesquisa acerca da fauna brasileira, conjunto de espécies de animais distribuídas por todo o território do nosso país. Sua tarefa será pesquisar, especificamente, sobre os animais em extinção, identificando-os e caracterizando-os, por exemplo: araraju, arara azul, ariranha, baleia-franco-do-sul, cervodo-pantanal, gato-macarajá, lobo-guará, macaco-aranha, mico-leão-dourado, onça-pintada e tamanduábandeira.

 

Para a realização dessa atividade, siga o roteiro a seguir:

1. Escolha uma espécie de animal em extinção;

2. Faça uma pesquisa de levantamento de informações sobre o animal escolhido;

3. Tome notas em seu caderno;

4. Produza uma síntese em seu caderno a partir das anotações;

5. Faça uma leitura silenciosa, grife os erros encontrados e, depois, reescreva-a;

6. Use a criatividade: desenhe em uma folha em branco o animal escolhido;

7. Escreva sua síntese ao lado do desenho;

8. Apresente para a turma a sua pesquisa.

 

2. Produção textual.

Querido aluno, para essa atividade de produção textual, proponho que você planeje e escreva um roteiro

para a realização de um seminário. Lembre-se de que a execução desse roteiro, isto é, a realização da atividade prática do seminário será na Aula 6.

 

DICA: O seminário precisa conter, em termos de roteiro, as seguintes partes: introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário