ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO
PROFESSOR: Abrahão
de Souza
DISCIPLINA Língua
portuguesa
ANO/SÉRIE: 8º
Ano
TURMA: A/B
Data: Semana de 05/04 - 09/04/2021
Material de apoio: “Aprender
Sempre”, volume 1, página: 21 (Sequência de atividades 2)
Tema da aula: Gênero textual Exposição oral. Vamos
conhecer? – Planejando um roteiro de exposição oral
Habilidades: (EF69LP07B) –
Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto
de produção e circulação.
(EF69LP56) – Fazer uso consciente e
reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de
diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e
as características do gênero.
Objetivos da aula:
- Conhecer o gênero textual exposição oral e o seu papel no contexto das
práticas sociais;
- Reconhecer as principais características do
gênero textual exposição oral em seus vários contextos de circulação;
- Planejar um roteiro de uma exposição oral, de acordo com a estrutura composicional do gênero
textual;
- Estruturar um roteiro para uma exposição oral.
Devolutiva: Realize as atividades propostas na página acima citadas
tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)
ATIVIDADES
A exposição oral é uma das maneiras de fazermos relatos orais em situações de comunicação
pública. Há,
nesse tipo de interação, uma plateia e um expositor. Para isso, o apresentador deve ter postura ao falar, domínio de conteúdo e habilidades para uso de recursos audiovisuais. Nesse sentido, essa atividade
tem como foco a oralidade.
1. Realize uma
pesquisa acerca da fauna brasileira, conjunto de espécies de animais distribuídas por
todo o território do nosso país. Sua tarefa será pesquisar, especificamente, sobre os animais em
extinção,
identificando-os e caracterizando-os, por exemplo: araraju, arara azul,
ariranha, baleia-franco-do-sul, cervodo-pantanal, gato-macarajá, lobo-guará,
macaco-aranha, mico-leão-dourado, onça-pintada e tamanduábandeira.
Para a realização dessa
atividade, siga o roteiro a seguir:
1. Escolha uma espécie de animal em extinção;
2. Faça uma pesquisa de levantamento de informações sobre o animal
escolhido;
3. Tome notas em seu caderno;
4. Produza uma síntese em seu caderno a partir das anotações;
5. Faça uma leitura silenciosa, grife os erros encontrados e, depois,
reescreva-a;
6. Use a criatividade: desenhe em uma folha em branco o animal escolhido;
7. Escreva sua síntese ao lado do desenho;
8. Apresente para a turma a sua pesquisa.
2. Produção textual.
Querido aluno, para essa
atividade de produção textual, proponho que você planeje e escreva um roteiro
para a realização de um seminário. Lembre-se de que a execução
desse roteiro, isto é, a realização da atividade prática do seminário será na Aula 6.
DICA:
O
seminário
precisa conter, em termos de roteiro, as seguintes partes: introdução ao
tema, desenvolvimento e
conclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário