Roteiro de atividade para Acompanhamento Remoto do 6º Ano

Semana  - 05 a 09 de Abril

Professora: Rosemeri

Disciplina:Língua Portuguesa

Nome dos alunos: 6º ano

Habilidades do Currículo Paulista:

(EF69LP05A) Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.

(EF15LP04) Compreender, na leitura de textos multi-semióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais.

(EF69LP05B) Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.

(EF15LP02A) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos), 

(EF06LP05A) Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais.

Recursos didáticos: Internet: CMSP e Caderno do aluno, "Aprender Sempre"

Devolutiva: Ao realizar as atividades, arquivar e entregar assim que retornar presencialmente à escola ou poderá encaminhar por whatsapp..





Onomatopeia é uma figura de linguagem que reproduz fonemas ou palavras sons naturais,quer sejam de objetos, de pessoas ou de animais.

Esse recurso aumenta a expressividade do discurso, motivo pelo qual é muito utilizado na literatura e nas histórias em quadrinhos.

Tirinhas (quadrinhos) da Turma da Mônica

Responda a questão abaixo de acordo com o conceito de onomatopeia.

A única alternativa que possui uma onomatopeia é:

a) ( ) O pé da mesa quebrou.

b) ( ) O rei do futebol é brasileiro.

c) ( ) Quase morri de susto!

d) ( ) Às cinco da manhã o galo cantou: cocoricóóóóó.



 








Nenhum comentário:

Postar um comentário