Semana 6

 

ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO

PROFESSOR: Abrahão de Souza

DISCIPLINA Língua portuguesa

ANO/SÉRIE: 9º Ano   

TURMA: A/B

Data:  Semana de 29/03 - 02/04/2021

Material de apoio: “Apreender Sempre”, volume 1, páginas: 19, 20, 21 e 22 (Sequência de atividades 2)

Tema da aula: (aula 2) O que falar dos “Sujeitos”? – Parte I 

Habilidades: (EF08LP06) –Identificar, em textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

(EF07LP06C) – Empregar adequadamente regras de concordância verbal em situações comunicativas (escrita ou oral).

Objetivo da aula: Identificar sujeito e predicado, reconhecendo-os como termos essenciais da oração

Devolutiva: Realize as atividades propostas nas páginas acima citadas, tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)

ATIVIDADES

1 - Observem a imagem


Obs.: Os seres da imagem são: O homem, a bicicleta, a montanha e o campo (mata).

Estudando a língua!

Oração – é a unidade marcada por um verbo. Em geral apresenta um substantivo (nome), a que se

refere e com o qual concorda com o verbo, constituindo a estrutura binária [sujeito + predicado].

Sujeito da oração – “ser de quem se diz alguma coisa”. É o elemento com o qual concorda o verbo.

Predicado – “aquilo que se diz do sujeito”. É o elemento referido ao sujeito.

Exemplo:

Os jovens atletas descansam após uma hora de pedalada.

Sujeito: (Quem?) “Os jovens atletas”

Predicado: (O quê?) “descansam após uma hora de pedalada”.

2. A seguir, leia um trecho do texto da obra Diário íntimo, de Lima Barreto, e responda às questões:

Texto 1

A antipatia do Largo de São Francisco fica mais acentuada nas primeiras horas da manhã, dos dias de verão. O Sol o cobre inteiramente e se espadana por ele todo com a violência de um flagelo. Pelo ar, a poeira forma uma película vítrea que fulgura ao olhar, e do solo, com o revérbero, sobe um bafio de forja que oprime os transeuntes. Não há por toda a praça uma nesga de sombra, e as pessoas que saltam dos bondes, caminham apressadamente para a doçura amiga da Rua do Ouvidor. Vão angustiadas, e opressas, parecendo tangidas por ocultos carrascos impiedosos. Os negros chapéus-de-sol dos homens e as pintalgadas sombrinhas das senhoras, ao balanço da marcha, sobem e descem como se flutuassem

ao sabor das ondulações de um curso d’água. À violência do Sol nada resiste. O granito da portaria da igreja de São Francisco parece estalar. Os tílburis em fileira ao centro da praça brilham como ágatas e as suas pilecas, a aquele calor, dormem resignadamente. [...]. De quando em quando, (...) um rapazola atravessa e lépido sobe as escadas da Escola Politécnica. São os únicos transeuntes que se lançam pela praça corajosamente. As aulas começam às dez horas e eles vêm vindo meia hora antes, em pleno suplício.

[...]

Lima Barreto

I.                     É possível afirmar que o fragmento textual:

a. ( ) narra as ações dos estudantes da escola politécnica.

b. ( ) descreve o cotidiano de uma praça.

c. ( ) traz um ponto de vista sobre o aquecimento global.

d. ( ) explica como os estudantes conseguem chegar à escola.

II. Sublinhe os verbos das orações e, nos espaços indicados, escreva se os termos em negrito fazem

referência ao sujeito ou ao predicado.

a. “A antipatia do Largo de São Francisco fica mais acentuada nas primeiras horas da manhã, dos dias

de verão”. (________________).

b. “O Sol o cobre inteiramente e se espadana por ele todo com a violência de um flagelo”.

(________________).

c. “Pelo ar, a poeira forma uma película vítrea que fulgura ao olhar (...)”. (________________).

d. “(...) as pessoas que saltam dos bondes, caminham apressadamente para a doçura amiga da Rua

do Ouvidor”. (________________).

e. Os negros chapéus-de-sol dos homens e as pintalgadas sombrinhas das senhoras, ao balanço

da marcha, sobem e descem como se flutuassem ao sabor das ondulações de um curso d’água”.

(________________).

f. “(...) um rapazola atravessa e lépido sobe as escadas da Escola Politécnica”. (________________).

g. “(...) eles vêm vindo meia hora antes, em pleno suplício”. (________________).

h. “As aulas começam às dez horas”. (________________).

 

III. Identifique o sujeito (quem) das seguintes orações, relacionado aos referentes que eles retomam no texto.

a.       “Vão angustiadas, e opressas, parecendo tangidas por ocultos carrascos impiedosos”.

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b.       “São os únicos transeuntes que se lançam pela praça corajosamente”

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3. Leia o trecho e responda às questões:

Texto 2

“O encanto dos jardins do Oiteiro resumia-se em sua profusão de flores, porque os canteiros não tinham  estética. Eram orlados de fundos de garrafas e pedrinhas do sertão. As roseiras transbordavam de latas  de querosene e os jasmineiros cresciam pujantes, beirando os velhos muros, gretados, da Casa Grande.

Pelos vidros partidos das varandas, penetravam os “mimos do céu”, delicada trepadeira de pétalas  miudinhas, que alforjavam o solo, como róseas borboletas de asas despedaçadas, rolando pelo chão.

Os resedás — miosótis brancos — embalsamavam o ar, paralelos aos bogarís de folhas largas, delicadamente enrolados, quais brancos caracóis. As angélicas afloravam de varetas verdes, que se inclinavam salpicadas de estrelinhas brancas, como o cajado de São José”.

[...]

No pátio de areia fofa, ao lado esquerdo de nossa velha casa de campo, crescia, um oitizeiro, que dava sombra às crianças e abrigava os xexéus de peito amarelo e “encontros” vermelhos”.

Trecho da obra Oiteiro: memórias de uma sinhá moça (1958), de Madalena Antunes Pereira.

Glossário: Oiteiro: nome da fazenda em que Madalena Antunes viveu.

I. É possível afirmar que o fragmento textual:

a. ( ) narra as ações de Madalena Antunes no Oiteiro.

b. ( ) descreve os jardins e o pátio do Oiteiro.

c. ( ) traz um ponto de vista sobre a vida das crianças do campo.

d. ( ) apresenta instruções para cuidar dos jardins.

 

II.                   O fragmento textual 2 faz referência à obra Oiteiro, de Madalena Antunes. A autora focaliza os jardins e o Pátio da sua casa, destacando alguns vegetais (plantas), que são os sujeitos das orações. No quadro a seguir, complete com os predicados desses sujeitos.

Vegetais (sujeito)

 O que se diz sobre esses sujeitos?

As roseiras

 

Os jasmineiros

 

Os “mimos do céu”

 

As angélicas

 

Um oitizeiro

 

 

 

Obs.: Você poderá responder na própria “apostila” ou em seu caderno. Após isso, tire uma foto e envie por WhatsApp para o número 13 981773951

Bons estudos!


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