ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO
PROFESSOR: Abrahão de Souza
DISCIPLINA Língua portuguesa
ANO/SÉRIE: 9º Ano
TURMA: A/B
Data: Semana de 29/03 - 02/04/2021
Material de apoio: “Apreender Sempre”, volume 1, páginas: 19, 20, 21 e 22 (Sequência de atividades 2)
Tema da aula: (aula 2) O que falar dos “Sujeitos”? – Parte I
Habilidades: (EF08LP06) –Identificar, em
textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus
modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).
(EF07LP06C) – Empregar adequadamente regras de
concordância verbal em situações comunicativas (escrita ou oral).
Objetivo da aula: Identificar sujeito e
predicado,
reconhecendo-os como termos essenciais da oração
Devolutiva: Realize as atividades propostas nas páginas acima citadas,
tire uma foto e compartilhe via WhatsApp (13 981773951)
ATIVIDADES
1 - Observem a imagem
Obs.: Os seres da imagem são: O homem, a bicicleta, a
montanha e o campo (mata).
Estudando a língua!
Oração – é a unidade marcada por um verbo. Em
geral apresenta um substantivo (nome), a que se
refere e com o qual concorda com o verbo, constituindo a
estrutura binária [sujeito + predicado].
Sujeito da oração – “ser de quem se diz alguma
coisa”. É o elemento com o qual concorda o verbo.
Predicado – “aquilo que se diz do sujeito”. É
o elemento referido ao sujeito.
Exemplo:
Os jovens atletas descansam após uma hora de pedalada.
Sujeito: (Quem?) “Os jovens atletas”
Predicado: (O quê?) “descansam após uma hora de pedalada”.
2. A seguir, leia um trecho do texto da obra Diário
íntimo, de Lima Barreto, e responda às questões:
Texto 1
A antipatia do Largo de São
Francisco fica mais acentuada nas primeiras horas da manhã, dos dias de verão.
O Sol o cobre inteiramente e se espadana por ele todo com a violência de um
flagelo. Pelo ar, a poeira forma uma película vítrea que fulgura ao olhar, e do
solo, com o revérbero, sobe um bafio de forja que oprime os transeuntes. Não há
por toda a praça uma nesga de sombra, e as pessoas que saltam dos bondes,
caminham apressadamente para a doçura amiga da Rua do Ouvidor. Vão angustiadas,
e opressas, parecendo tangidas por ocultos carrascos impiedosos. Os negros
chapéus-de-sol dos homens e as pintalgadas sombrinhas das senhoras, ao balanço
da marcha, sobem e descem como se flutuassem
ao sabor das ondulações de um
curso d’água. À violência do Sol nada resiste. O granito da portaria da igreja
de São Francisco parece estalar. Os tílburis em fileira ao centro da praça
brilham como ágatas e as suas pilecas, a aquele calor, dormem resignadamente.
[...]. De quando em quando, (...) um rapazola atravessa e lépido sobe as
escadas da Escola Politécnica. São os únicos transeuntes que se lançam pela praça
corajosamente. As aulas começam às dez horas e eles vêm vindo meia hora antes,
em pleno suplício.
[...]
Lima Barreto
I.
É possível afirmar que o fragmento textual:
a. ( ) narra as ações dos estudantes da escola politécnica.
b. ( ) descreve o cotidiano de uma praça.
c. ( ) traz um ponto de vista sobre o aquecimento global.
d. ( ) explica como os estudantes conseguem chegar à escola.
II. Sublinhe os verbos das orações e, nos espaços
indicados, escreva se os termos em negrito fazem
referência ao sujeito ou ao predicado.
a. “A antipatia do Largo de São Francisco fica mais
acentuada nas primeiras horas da manhã, dos dias
de verão”. (________________).
b. “O Sol o cobre inteiramente e se espadana por ele todo
com a violência de um flagelo”.
(________________).
c. “Pelo ar, a poeira forma uma película vítrea que fulgura
ao olhar (...)”. (________________).
d. “(...) as pessoas que saltam dos bondes, caminham
apressadamente para a doçura amiga da Rua
do Ouvidor”. (________________).
e. Os negros chapéus-de-sol dos homens e as pintalgadas
sombrinhas das senhoras, ao balanço
da marcha, sobem e descem como se flutuassem ao sabor das
ondulações de um curso d’água”.
(________________).
f. “(...) um rapazola atravessa e lépido sobe as escadas da
Escola Politécnica”. (________________).
g. “(...) eles vêm vindo meia hora antes, em pleno
suplício”. (________________).
h. “As aulas começam às dez horas”. (________________).
III. Identifique o sujeito (quem)
das seguintes orações, relacionado aos referentes que eles retomam no
texto.
a.
“Vão angustiadas, e opressas, parecendo tangidas por
ocultos carrascos impiedosos”.
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b.
“São os únicos transeuntes que se lançam pela praça
corajosamente”
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3. Leia o trecho e responda às
questões:
Texto 2
“O encanto dos jardins do Oiteiro
resumia-se em sua profusão de flores, porque os canteiros não tinham estética. Eram orlados de fundos de garrafas e
pedrinhas do sertão. As roseiras transbordavam de latas de querosene e os jasmineiros cresciam
pujantes, beirando os velhos muros, gretados, da Casa Grande.
Pelos vidros partidos das
varandas, penetravam os “mimos do céu”, delicada trepadeira de pétalas miudinhas, que alforjavam o solo, como róseas
borboletas de asas despedaçadas, rolando pelo chão.
Os resedás — miosótis brancos —
embalsamavam o ar, paralelos aos bogarís de folhas largas, delicadamente
enrolados, quais brancos caracóis. As angélicas afloravam de varetas verdes,
que se inclinavam salpicadas de estrelinhas brancas, como o cajado de São
José”.
[...]
No pátio de areia fofa, ao lado
esquerdo de nossa velha casa de campo, crescia, um oitizeiro, que dava sombra
às crianças e abrigava os xexéus de peito amarelo e “encontros” vermelhos”.
Trecho da obra Oiteiro: memórias
de uma sinhá moça (1958), de Madalena Antunes Pereira.
Glossário: Oiteiro: nome da fazenda em que Madalena Antunes viveu.
I. É possível afirmar que o
fragmento textual:
a. ( ) narra as ações de Madalena
Antunes no Oiteiro.
b. ( ) descreve os jardins e o
pátio do Oiteiro.
c. ( ) traz um ponto de vista
sobre a vida das crianças do campo.
d. ( ) apresenta instruções para
cuidar dos jardins.
II.
O fragmento textual 2 faz referência à obra Oiteiro, de
Madalena Antunes. A autora focaliza os jardins e o Pátio da sua casa,
destacando alguns vegetais (plantas), que são os sujeitos das orações. No
quadro a seguir, complete com os predicados desses sujeitos.
Vegetais
(sujeito) |
O que se diz sobre esses sujeitos? |
As roseiras |
|
Os
jasmineiros |
|
Os “mimos do
céu” |
|
As angélicas |
|
Um oitizeiro |
|
Obs.: Você poderá responder na própria
“apostila” ou em seu caderno. Após isso, tire uma foto e envie por
WhatsApp para o número 13 981773951
Bons estudos!
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